segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Yanni




Nascido em Kalamata, Grécia,em 1954, filhos de Sotiri e Felitsa Chryssomallis. 
Segundo de três irmãos. Compartilhando um amor profundo pela música, a família passou a maior parte de seu tempo cantando junto..
Os pais de  Yanni proporcionaram-lhe uma vida típica grega . Ele cresceu pescando,nadando e indo à escola como qualquer outro menino de sua cidade, com uma exceção. Yanni nasceu para compor música. Ele começou a tocar piano aos seis anos de idade, mas ele se recusou a ter aulas de piano formais. Ele tinha uma certa liberdade na música que e o peso da aprendizagem poderia tê-lo esmagado..
 A música não era único talento de Yanni. . Em 1969, com a idade de 14 anos, Yanni quebrou o recorde da natação nacional grega para o evento masculino estilo livre de 50 metros.  Embora ele pudesse ter perseguido essa habilidade,  ele escolheu percorrer um caminho diferente, que acabou levando-o a partilhar o seu dom musical com o mundo.
 Sua infância na Grécia e seu amor por seu país natal, deu a Yanni  inspiração para compor canções como "Santorini", "Nostalgia" e "Acroyali".
. Em 1972, com o incentivo de seus pais, Yanni deixou sua terra natal para estudar na Universidade de Minnesota. Tocou em bandas de rock locais e começou a desenvolver seu estilo pessoal musical com piano e teclados eletrônicos para criar novos sons.
Apesar de uma nova cultura, um novo clima, e uma nova linguagem, Yanni se formou na Universidade de Minnesota, em 1976, com um título de Bacharel em Psicologia.  Após a formatura, ele decidiu dedicar-se 100 % à música. Ele precisava entender melhor as forças motrizes artísticas que tinham sido uma parte tão grande de sua infância. Foi durante este ano que ele escolheu fazer da música a sua vocação.
 Yanni tocou teclados para Chameleon, uma banda de rock and roll que se tornou conhecida nas cidades gêmeas de Minneapolis e St. Paul. Minnesota,
Nessa fase,  Yanni teve convicção que seu futuro seria na música, e ele usou sua experiência com teclados eletrônicos para começar a criar suas próprias composições.
 Ele lançou dois álbuns e trabalhou em um terceiro antes de se mudar para Hollywood, a capital do cinema, onde gravou quatro trilhas sonoras de filmes e lançou 3 álbuns mais.  Em 1990, o Dallas Symphony Orchestra acompanhou Yanni em concerto, acrescentando uma nova dimensão ao seu estilo único e um prelúdio do que estava por vir.
 Ele recebeu indicações para o Grammy de "Dare to Dream" e "In My Time", em que a coleção de peças para piano  passou a vender mais de um milhão de cópias. Cada ano trouxe uma turnê mais extensa, espaços maiores e um maior número de fãs. Escolhia a dedo os integrantes da banda que iria acompanhá-lo em suas viagens e, finalmente, criou uma orquestra sinfônica inteira.. Yanni fez turnês internacionais pela primeira vez, apresentando a sua música ao vivo em alguns locais mundialmente famosos, como o Templo Toji em Kyoto, Japão, Royal Albert Hall, em Londres, e na Acrópole, em sua terra natal, a Grécia.
. Yanni prosseguiu e tinha como desafio maior de sua carreira tornar-se o primeiro artista ocidental a se apresentar tanto no Taj Mahal, na Índia quanto na Cidade Proibida, na China.  Com o sucesso da apresentação,Yanni doou a renda do show para preservação do Taj Mahal.

Agora em outubro teremos apresentações do Yanni em várias capitais do Brasil.
Ouçam alguns dos seus grandes sucessos:







5 comentários:

  1. Bem que poderíamos ir no show... (Kath)

    ResponderExcluir
  2. Estaremos viajando kath,esqueceu???Pena mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Amo Yanni e finalmente alguém posta a biografia dele. Adorei teu blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gosta do blog.Agradeço por prestigiar Ceres da Silva Borges

    ResponderExcluir
  5. Tão profundo quanto as maravilhas Gregas! É só fechar os olhos e viajar mundo afora! Obrigada por nos presentear com mais um pouco da sensibilidade grega.

    ResponderExcluir