segunda-feira, 22 de outubro de 2012


"AUTOENGANO"

  


             A mentira mais comum é a que um homem usa para 
enganar a si mesmo.
             Segundo Nietzche: "enganar os outros é um defeito relativamente insignificante"; o que nos transforma em monstros é o autoengano.
             Uma forma de mentirmos para nós mesmos- e grande fonte de estresse- é imaginar que estamos sempre certos e que o resto do mundo está errado.
             Existe uma piada que ilustra muito bem esse posicionamento: um motorista segue em uma estrada de mão única e escuta pelo rádio que um carro está circulando na mesma via, mas na contramão, colocando todo o tráfego em perigo. Após ouvir a advertência, o motorista diz: "Um carro, não. Todos!"
             Para o ser humano, é muito mais fácil concluir que os outros estão errados do que aceitar o próprio erro. É aí que nasce a depressão, pois, quando vemos todos os outros veículos trafegando no sentido contrário, o mundo se transforma em lugar hostil, que parece ter sido criado para frustrar nossa felicidade.
             Às vezes, basta assumir humildemente que você estava errado. Como diz um aforismo indiano: "É mais fácil calçar um chinelo do que estender tapetes por toda parte".
             Isso me remete ao fato de ,muitas vezes ,o que aparece é nossa máscara(persona).A nossa sombra, preferimos projetar no outro.É menos doído e mais cômodo.Acabamos projetando nossos pontos negativos no outro e nos convencemos que somos os "certos" e "bonzinhos".

2 comentários:

  1. Lúcido, e que nos leva à reflexão...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que nos falte humildade para reconhecer nossos próprios erros.Daí é mais fácil projetá-los no outro.

    ResponderExcluir