terça-feira, 2 de outubro de 2012

Joseph Pilates



Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, Alemanha. Seu
pai era um ginasta campeão de ancestralidade grega, e sua mãe praticava medicina natural. A família paterna originalmente soletrava o sobrenome à maneira grega como "Pilatu" mas mudou para "Pilates" na imigração para a Alemanha
Pilates foi uma criança doente, e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, o quê o levou a dedicar a vida inteira em melhorar sua força física. Além de esquiar frequentemente, ele estudou e praticou fisiculturismo, ioga, qigong, e ginástica. Aos catorze anos, ele exibia forma suficiente para posar como modelo de anatomia. Pilates acreditava que o estilo de vida "moderno", má postura, e respiração ineficiente eram as raízes de uma péssima saúde. Ele acabou por desenvolver uma série de exercícios e técnicas de treinamento, além dos equipamentos, especificações e engenhocas para ensinar os métodos corretamente.
Pilates ganhava a vida como ginasta, mergulhador e fisiculturista, mas ao mudar-se para a Inglaterra em 1912, ele trabalhou como boxeador profissional, artista circense, e treinador de defesa própria na Scotland Yard. Mesmo assim, as autoridades britânicas o prenderam durante a Primeira Guerra Mundial juntamente com outros cidadãos alemães no campo de Isle of Man. Durante essa parada involuntária, ele intensificou o desenvolvimento de um sistema complexo e integrado de exercícios físicos, que ele nomeou de "Contrologia". Ele estudou Ioga e os movimentos dos animais e treinou seus companheiros prisioneiros nos exercícios. Aparentemente, todos sobreviveram à Gripe Espanhola, em 1918, devido à excelente forma física.
No navio para a América, ele conheceu a esposa Clara. O casal abriu um estúdio em Nova Iorque e ensinaram e supervisionaram seus estudantes até a década de 1960. O método "Contrologia" encorajava o usa da mente para controlar os músculos. Foca a atenção em músculos centrais da postura que ajudam o corpo humano a manter o balanço e dão suporte à espinha. Particulamente, os exercícios Pilates prestam atenção à respiração e alinhamento da espinha, e fortalecimento dos músculos do tronco e abdômen.
Joseph e Clara Pilates rapidamente estabeleceram seguidores devotos no cenário local de dança e artes performáticas de Nova Iorque. Dançarinos famosos, como George Balanchine, que chegou aos Estados Unidos em 1933, e Martha Graham, moradora de Nova Iorque desde 1923, constantemente enviavam seus estudantes a Pilates para treinamento e reabilitação.
Além de autor de livros, Joseph foi um profílico inventor, com 26 patentes em seu nome.
Joseph Pilates faleceu em 1967, aos 83 anos, na cidade de Nova Iorque.


Joseph Pilates aos 52 e aos 82 anos de idade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário