segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Os sonhos são janelas para o inconsciente".


O Mundo dos Sonhos

      Todas as pessoas têm sonhos todas as noites, apesar de nem sempre se lembrarem deles ao acordar.
Os motivos misteriosos que nos levam a sonhar estão longe de serem desvendados, mas os especialistas concordam que os sonhos agem como válvula de escape. Ao usar símbolos, os sonhos permitem elaborar as emoções, os pensamentos e ansiedades para que possamos recomeçar tudo novamente a cada dia. Anotar os sonhos, usar as imagens e os símbolos para ajudar a resolver problemas pode fornecer dicas especiais para questões da vida em vigília. Nas palavras do Talmude judaico:"Um sonho que não é compreendido é como uma carta que não foi aberta".
      Muitas culturas antigas acreditam que os sonhos representam uma comunicação profunda entre nossas almas e o mundo espiritual. Sonhos são vistos como oportunidades de aprender pela sabedoria de uma consciência maior. Em certas partes da África, América e Sibéria, xamãs ou feiticeiros encontram guias espirituais nos sonhos para livrar as pessoas de doenças físicas e mentais. Os gregos da Antiguidade, como Hipócrates e Aristóteles, acreditavam que os sonhos podiam ser usados para o diagnóstico e tratamento de doenças. Em outras tradições, como as do Oriente Médio e Extremo Oriente, sonhos são vistos como instrumentos que trazem à tona intuições, profecias e avisos.
      Mais recentemente, os psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung consideraram sonhos como janelas especiais voltadas para o nosso inconsciente. Freud acreditava que os sonhos contém símbolos de nossos desejos reprimidos. Mesmo se o significado de um sonho permanece obscuro, de acordo com Freud, o ato de sonhar expressa emoções ocultas e ajuda a curar a psique. Os analistas de sonhos freudianos usam um processo chamado de "livre associação". Para tentá-lo, escreva a primeira coisa que lhe vier à mente depois de pensar no sonho. Continue fazendo associações,formando uma lista.Veja se essa lista lhe revela algo.Por exemplo, labirinto, muro, porta, fechadura etc. podem estar relacionados ao fato de se no fundo você deseje encontrar uma carreira nova ou esteja infeliz no relacionamento.
      Jung, por outro lado, usava o método de "associação direta" para interpretar os sonhos. Anote a imagem central do sonho no centro de uma folha de papel-por exemplo, a queda de um a grande altura, ou voc~e voando pelo ar. Circule essa imagem central e , ao redor desse círculo, escreva todas as imagens e comentários que pareçam apropriados intuitivamente. Poderá perceber que a idéia de cair faz sentido com os sentimentos de impotência no trabalho, ou pode ser que você não sinta ter apoio emocional suficiente. Quando terminar, considere a combinação de suas associações e a imagem do sonho para chegar a uma interpretação.

A solução de um prolema nos sonhos

      Todos estamos familiarizados com o conceito de que devemos dormir sobre um problema se queremos resolvê-lo. teste seus poderes de solucionar um problema pelos sonhos, pedindo a um amigo ou companheiro para criar um quebra-cabeça para você, talvez um anagrama para ser resolvido durante o sono. Visualize o quebra-cabeça, mas não tente resolvê-lo enquanto o observa- entregue-o ao subconsciente para ser solucionado durante a noite. Quando acordar, pode ser que a resposta lhe tenha sido passada literalmente. Caso contrário, a solução pode aparecer na forma de um jogo visual ou verbal, assentado num simbolismo onírico. Explore o sonho e veja se a solução foi desvendada.

Fonte: Dra Sarah Brewer

2 comentários:

  1. Tendo mtos sonhos estranhos...vai saber...

    ResponderExcluir
  2. Tente anotá-los e depois vá interpretando.é super importante.

    ResponderExcluir