sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Stifado

                                       STIFADO



                           

Ingredientes: ~

~ 1 kg de carne bovina cortada em cubos pequenos
~ 1 kg de cebolas pequenas (tamanho, conservas), descascadas e inteiras
~ 1/2 kg de tomates (cortados ao meio)
~ 4-5 dentes de alho (picado)
~ 1 xícara de água quente
~ 3-4 colheres de vinagre de vinho branco.
~ 1 copo pequeno de vinho tinto seco
~ 1/2 chávena de azeite
~ 10-12 grãos de pimenta preta
~ 2-3 folhas de louro
~ 1-2 pequenos paus de canela
~ Sal e pimenta a gosto


Modo de fazer:



~ Aqueça o azeite em uma panela grande refogue as cebolas pequenas até dourar.
~ Retire as cebolas da panela em um padrão e frite o alho até ficar macio.
~ Adicione os cubos de carne e frite levemente.
~ Adicione o vinagre de vinho, o vinho e depois de ferver, juntar o restante dos ingredientes.
~ Mexa e cozinhe a carne com a caçarola coberto em fogo baixo por cerca de 1 1/2 horas ou quando a carne esteja macia.
~ Neste ponto, adicione as cebolas pequenas agitar a fim de a cebola, a carne eo restante dos ingredientes misture e deixe cozinhar por cerca de mais 30 minutos em fogo baixo.
~ Não mexa novamente seu Stifatho para os próximos 30 minutos, mas, ocasionalmente, girar ou agitar sua caçarola para cobrir a carne e as cebolas com o molho.
Sirva quente ~ Stifatho com qualquer prato que você deseja.
~ Boa sorte e bom apetite.
~ Serve 4-6 pessoas.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ZALONGO


ZALONGO, fato inédito de grande heroísmo e ao mesmo tempo de grande desespero.

As mulheres de Souli, na montanha de Zalongo, em Preveza, perto da antiga cidade grega de Kassopi, após terem seus maridos capturados e mortos pelos turcos, ao invés de se renderem e se tornarem suas concubinas,preferiam morrer.

Diante da eminente desonra que as esperava, toda a população feminina com os seus filhos no colo e dando as mãos dançavam na beira de um abismo e se aproximavam do abismo jogando primeiro os filhos e em seguida  jogavam-se elas também. 







Dessa montanha, as mulheres de Souli se jogavam com seus filhos.

















Monumento em homenagem às mulheres de Souli.







quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bouzouki Grego


O bouzouki é um instrumento musical com origem grega na família do alaúde. Sendo um dos pilares da música grega moderna, a frente do corpo é plana e é geralmente, fortemente incrustada com madre pérola. O instrumento é tocado com uma palheta e tem um som agudo metálico, que lembra uma bandola. Existem dois tipos principais de bouzoukis gregos: os de três-cursos com três pares de cordas (conhecido como Trichords) e os de quatro-cursos com quatro pares de cordas conhecidos como Tetrachords. Na vasta família dos Bouzoukis destaca-se também o Bouzouki Irlandês, tetrachord, desenvolvido no séc. XX, que difere pela sua simplicidade ornamental e caixa de costa plana (ao contrario da abaulada grega). 
O bouzouki é um instrumento muito popular na música tradicional da Grécia. Com o nome derivado da palavra turca buzuk não sofreu grandes alterações ao longo dos séculos.
A música tradicional relacionada com este instrumento - a rebetika - esteve, de fato, muito tempo ligada ao mundo prisional, resultando da adaptação da música rural, em geral designado por demotiki, às condições da população urbana vinda do campo e procurando trabalho na cidade.



Um dos maiores instrumentistas de Bouzouki Grego:


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Anthony Quinn




Um dos atores mais diversificados e versáteis, nascido no México e naturalizado americano. Caracterizou-se por representar personagens fortes. Interpretou vários papéis como grego, mas, o mais característico foi “Zorba, o Grego”.


É o ganhador do Oscar que mais filmes fez ao lado de outros ganhadores do Oscar de atuação. Foram 46 no total, sendo 28 com atores ganhadores do Oscar e 18 com atrizes ganhadoras do prêmio;

- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6251 Hollywood Boulevard.


Uma das suas cenas memoráveis é a dança no fime « Zorba, o Grego ».



 No ano de 2000,no Prêmio da Academia ao ator, ele encontra o lendário compositor Mikis Theodorakis, em Munique, quase quatro décadas depois de « Zorba, o Grego ». Um reencontro histórico,entre o compositor da música memorável e o ator que a imortalizou em cinema. Cena emocionante.No ano seguinte Anthony faleceu .




No filme « Os canhões de Navarone », rodado na Ilha de RODHES, Anthony se apaixonou pela ilha e lá comprou terras e construiu uma linda casa.Passou a ser chamada de baía de Anthony Quinn.

Abaixo um trecho do filme "O magnata Grego" onde ele fez o papel do milionário armador grego Onassis.



sábado, 22 de setembro de 2012

Que tal uma viagem diferente?


QUE TAL UMA VIAGEM DIFERENTE??????


NAMÍBIA- Um terço do território do país africano é ocupado por desertos, cujas dunas ultrapassam 300 metros de altura e escondem povos ancestrais. Em outros cantos, porém, é a diversidade da vida selvagem que garante o espetáculo.
Parque Nacional Etosha


Hospedagem no meio do deserto- Lodges
Hospedagem típica na Namíbia são os lodges, que ficam bem no meio do deserto, caso do Kulala Desert Lodge.As construções levam muita madeira e têm jeitão de cabanas rústicas, mas oferecem a comodidade de um hotel.Além da experiência de dormir numa das regiões mais intocadas do planeta, os lodges organizam passeios de jipe, que levam a pontos panorâmicos e a lugares repletos de animais selvagens.




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Imam Baildi

                                   Imam Baildi


São berinjelas recheadas.Esse é um prato vegetariano ,da categoria “ladera” da cozinha grega. Ladera são pratos que nasceram da necessidade de famílias camponesas de fazer com que a comida rendesse mais usando produtos sazonais.
“Ladera” vem de “Ladi”,óleo, no caso azeite que é a base desses pratos.na verdade, a origem desses pratos é turca.


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
-6 berinjelas
-1/4 de xícara de azeite
-4 ou 5 cebolas médias em fatias
-1 pimentão verde sem sementes cortado
-1 lata de tomates pelados não esmagados
-2 colheres de chá de orégano seco
-1 colher de chá de tomilho fresco
-1/2 xícara de salsa fresca
-10 dentes de alho em fatias finas
-sal e pimenta a gosto
-fatias finas de cebola e tomate fresco
-azeite de oliva para acabamento

Modo de fazer:

Corte as berinjelas longitudinalmente, retire o conteúdo e reserve uma concha para depois colocar no recheio.
Polvilhe o interior das berinjelas com sal e coloque-as de cabeça para baixo num prato. Grosseiramente pique o conteúdo da berinjela, coloque numa peneira e polvilhe com sal grosso e reserve.
Em uma frigideira grande, adicione o azeite em fogo médio e, em seguida adicione as cebolas, pimenta e tampe.Cozinhe por 10 a 15 minutos até ficarem macias.Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione a berinjela picada e o tomate esmagado na frigideira e misture para cozinhar durante uns 20 a 30 minutos ou até que a mistura forme um molho grosso e robusto.
Tempere com  sal e pimenta e acrescente o alho e a salsa picados.Coloque as berinjelas numa forma , coloque o recheio e complete com água fervente.Cubra cada berinjela com fatias de tomate e de cebola e regue-as com azeite e leve ao forno por 45 a 60 minutos.Deixe até que a cobertura fique bem dourada.
No final regue cada berinjela com azeite e sirva com pão e queijo feta.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FLETEA

Vim apresentar a quem ainda não conhece a "Fletea", Nancy de Andrade Pinto. Trata-se de uma artista singular, uma conhecida de anos ,que tive a sorte de reencontrar .

Jeanne Sanseverino descreve bem a arte de Fletea:

• Fletea utiliza a essência do cosmos como forma de se expressar em suas telas.
Esta essência está na origem da natureza, dos objetos e pessoas, que muitas vezes não conseguimos sentir mais.
• Ela pinta propostas incomuns: metafísica, energias e sintonias, o que a diferencia de conceitos diretos e tradicionais. Em outras palavras, procura pintar o que temos dentro de nós.
• A arte da essência é uma ponte para o transcendental, no qual visamos à arte como outras dimensões superiores, e como ligá-las a nós, seres humanos.
Cada observador sente a arte de alguma forma; o que a torna cada vez mais valiosa e envolvente, retratando assim o exclusivo trabalho da artista plástica Fletea.
Visitem o site dessa talentosa artista:
http://fletea.com/

Canal do Amor na ilha grega de Corfu

O "Canal do amor" fica em Sidari, ao norte da ilha de Corfu, na Grécia.Nessa região as águas são cristalinas.Existe a formação natural de paredões rochosos erodidos pelas águas.Esse recanto único é carregado de lendas.Dizem que quem nadar nessas águas, terá sorte no amor.Se estiver acompanhado num mergulho,a promessa é que o casal ficará junto para sempre.
Essa lenda é um pretexto para esticar uma conversa .


ANDREZA KATSANI




ANDREZA KATSANI
Por acaso, aliás, nada por acaso, já que não acredito nisso, encontrei uma pessoinha especial via internet.
Fuçando no antigo ORKUT,  deparei-me com pinturas vivas ,cheias de cores que me alegraram e me levaram a conhecer quem era aquela pintora, que fazia releituras personalizadas do Romero Brito. De um jeito muito próprio, de acordo com o perfil físico e psicológico das pessoas, ela viaja com seus pincéis e tintas.
Como eu, ela também tem descendência grega e isso nos aproximou mais ainda, dada a curiosidade dela em saber um pouco mais de suas raízes.
Não demorou que eu encomendasse um primeiro quadro, onde propus que ela pintasse minha filha e eu muito livres! Liberdade é uma sensação única. Ela fez isso com propriedade e me apaixonei pelo seu trabalho e pela garotona linda que ela é. Daí vieram outras várias encomendas para eu presentear pessoas queridas.
Confiram que lindos os trabalhos da Andreza nessa pequena amostra abaixo. Colocarei alguns que ela pintou para mim.





ALÉM DOS QUADROS,OS DESENHOS DA ANDREZA TAMBÉM FORAM COLOCADOS EM CANGAS BEM BRASILEIRAS E TÍPICAS DE REGIÕES DIFERENTES:

E agora também em chinelos sua vibrante arte.


 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Giouvarlakia-prato grego




Giouvarlakia é uma iguaria clássica do Norte da Grécia de almôndegas e arroz em molho Avgolemono. O nome Avglolemono, vem de seus dois principais ingredientes: ovo (avgo) e suco de limão (limão).

Giouvarlakia Avgolemono sopa
Serve 4-6

Almôndegas:
2 fatias de pão de trigo integral, crostas removidas, embebido em leite e espremido
1 1/2 kg de carne moída
1/2 xícara de arroz, cru
2 colheres de sopa de salsa fresca, picada
2 colheres de sopa de aipo, picado
1 colher de chá de flocos de hortelã seca esmagada
1 colher de chá de endro fresco, picado
1 colher de chá de orégano
2 colher de chá de azeite
3/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta
2 litros de caldo de galinha

Molho de ovo-limão:
3 ovos, separados
Suco de 1 limão
1 1/2 xícaras de caldo de almôndega

Misture o pão, carne moída em uma tigela, arroz, salsa, aipo, hortelã, funcho, orégano, azeite, sal e pimenta e amasse bem, misturando bem. Leve o caldo de galinha para ferver em uma panela grande. Manter a estoque fervente, formar almôndegas com   a mistura, do tamanho de nozes e colocar suavemente o caldo fervente. Continue a ferver por cerca de 20-30 minutos e, em seguida, retire do fogo.
Em uma tigela média, bata as claras de 3 ovos até espumar. Sempre batendo, adicione as gemas até ficar bem misturado. Ainda batendo acrescente o suco de limão gota a gota. Usando uma concha, lentamente adicione 1 1/2 xícaras de caldo de galinha quente para a mistura de ovos e limão, 1/4 xícara ao tempo, batendo continuamente após cada adição, para que o molho não coalher. Após a adição, as 1 12 xícaras de caldo de sopa agora foi temperada e tem agora o Avgolemono. Lentamente adicione a mistura de ovo e limão,coloque de volta na panela de sopa, mexendo enquanto entorna. Ajuste o tempero com sal e pimenta. Sirva a sopa quente na tigela com algumas almôndegas e enfeite com endro picado.

"Exercícios em excesso"

                                             "Cilada Disfarçada"

Segundo Jomar Souza, especialista em Medicina do exercício e do esporte, não se deve entrar numas de roubar horas de sono em nome da prática de esportes.
"Todo exercício, mesmo bem orientado, gera lesões microscópicas nos tecidos que se regeneram durante o repouso",explica o especialista.
A recuperação exige, pelo menos, seis horas de sono contínuo. Quem desrespeita essa lei fica sujeito a lesões graves, fora os danos pela privação do sono: sonolência, irritabilidade, queda da concentração, aumento da pressão arterial, ganho de peso. É preferível abreviar a duração do treino para dormir mais e  acordar descansado.

domingo, 16 de setembro de 2012

"Sexo no Cativeiro"- de Esther Perel



Gostaria de indicar a vocês esse excelente livro sobre "as armadilhas do casamento" e como driblá-las.
Segue abaixo um trecho super interessante para que vocês tenham uma idéia das abordagens do livro.

"Todo mundo deve cultivar um jardim secreto.
O amor gosta de saber tudo sobre você; o desejo precisa de mistério. O amor gosta de encurtar a distância que existe entre você e mim, enquanto o desejo é energizado por ela. Se a intimidade cresce com a repetição e familiaridade, o erotismo se embota com a repetição. O erotismo gosta de mistério, novidade, surpresa. Amor tem a ver com ter; desejo, com querer. Sendo uma manifestação de anseio, o desejo exige uma inatingibilidade constante. Está menos interessado em onde já esteve do que em para onde ainda pode ir. Mas, muitas vezes, quando se acomodam nos contornos do amor, os casais deixam de abanar a chama do desejo. esquecem-se que fogo precisa de oxigênio."


Birra-como resolver????

                                                                  " BIRRA"

               É um recurso usado para tirar do outro aquilo que ele não quer dar. Tem sabor de vitória para o birrento, mas é tremendamente desagradável para a vítima. A birra só permanece porque dá resultados, isto é, a vítima acaba consentindo em ser explorada. Assim, quem alimenta a birra é a vítima. O que fazer quando seu filho faz birra em algum local público?????

                           Método sugerido pelo Dr. Içami Tiba: "Método do Chacoalhão".

1 .Pague a despesa, fazendo de conta que o birrento não é pessoa conhecida.
2. Pegue firme o bracinho do birrento, que deve estar com os pés apoiados no chão.
3. Se possível, olhe no fundo dos olhos dele (o birrento evita encarar a vítima).
4. Sacuda-o firmemente ao mesmo tempo que grita pára com isso ! para que todos (transeuntes e vendedores) ouçam claramente. As chacoalhadas devem acabar com os gritos. De cinco a sete sacudidas são suficientes; mais do que isso pode cansar a própria vítima da birra. Certifique-se de que o birrento não consiga controlar os movimentos da cabeça.
5. Largue o braço do birrento, vire as costas e saia rapidamente do local. Com isso, a vítima anula a força do birrento, que precisa do olhar dela para sustentar a birra. Nunca vi um birrento insistir depois que sua vítima foi embora, muito menos escolher um transeunte qualquer para aplicar a birra...A propósito, é recomendável sair depressa da cena para não correr o risco de ter as nádegas mordidas pelo birrento.

Hotel Costa Navarino - Grécia

Hoje gostaria de lhes apresentar um paraíso!
Aqui segue o site original do Hotel. É uma viagem maravilhosa.
Confiram: http://www.costanavarino.com/


O Hotel Costa Navarino está localizado na Grécia, região de Messinia, sudeste de Peloponeso.

The Romanos, a Luxury Collection Resort - Costa Navarino, Peloponnese, Greece - 5 Star Luxury Resort






Com as águas cristalinas do mar Jónico servindo como pano de fundo perfeito, os Romanos, Costa Navarino, perto de Pilos-é um farol de sofisticação, mistura rica da história de Messinia com as comodidades contemporâneas.
Praticamente intocados pelo turismo de massas, o Costa Navarino  conserva os valores culturais, tradições e uma história de mais de 4.500 anos, que vivem em harmonia com uma das paisagens mais deslumbrantes panorâmicas  do Mediterrâneo. Aqui, você vai descobrir palácios e túmulos abobadados da época micênica, templos clássicos, igrejas bizantinas e castelos medievais, todos em uma paisagem exuberante que goza de um clima temperado, tornando-se um destino ideal durante todo o ano. É uma terra de colinas e montanhas, baías protegidas e praias e vales amplos de exuberantes oliveiras, campos e vinhas.

Esse resort fica em um trecho deslumbrante de praia de areia ao longo da costa do mar Jónico, oferecendo fácil acesso ao melhor da região. Incluindo famoso Olympia, Mystras e do Templo de Apolo Epicurius, bem como Messini Antiga, o Palácio de Nestor. Estão todos a uma curta distância.

Para uma experiência verdadeiramente autêntica, os hóspedes são convidados a descobrir a beleza natural e cativantes tradições culturais do sudoeste do Peloponeso. Com um par de binóculos, você poderá observar as milhares de aves migratórias que visitam a lagoa Gialova cada ano. Provar os deliciosos vinhos produzidos por nossas vinhas, cenicamente espalhados nas encostas ocidentais, apenas 500-600 metros do mar, também é uma boa sugestão. Testemunhe a tradição de transformar azeitonas cultivadas em pomares da Messinia em rico, delicioso azeite e talvez até mesmo plantar a sua própria árvore.
Alta Temporada: De Maio a Outubro.

sábado, 15 de setembro de 2012

Um amigo artista




Falar sobre o Zé Luiz Mazziotti me encanta. Aliás, o que me encanta é seu talento,sua voz que acaricia nossos ouvidos e nossa alma. Ultimamente temos necessidade disso, já que nossos ouvidos são agredidos pela música sem valor.
Trata-se de um cantor, intérprete, músico e compositor impecável, leal  à boa música.
Dono de grande versatilidade,  meu ídolo desde a adolescência e hoje, graças ao mundo virtual ,tornou-se meu querido amigo. Homenageando-o, presenteio a todos com algumas
Preciosidades de interpretação.
Deliciem-se:




Fanouropita=Bolo de Santo Expedito


Agios Fanourios bolo - Fanouropita
(para 12 pessoas)
Aghios Fanourios ou Saint Fanourios é um Santo bizantino,  que viveu por volta do século 4. É um  santo ortodoxo grego ,homenageado no dia 27 de agosto.Faz-se um bolo ,corta-se em pedaços pequenos que são distribuídos entre os fiéis da igreja.
Ingredientes:
  • 1 xícara de óleo (azeite, que tem um sabor forte,  evitar)
  • 1 1/2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de passas douradas sem sementes
  • 1 1/2 xícaras de suco de laranja espremido na hora
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1/2 colher de chá de cravo
  • 1-1 1/2 colher de chá de canela
  • 4 xícaras de farinha
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/4 xícara de conhaque (opcional)
Preparação do bolo de Agios Fanourios - Fanouropita (temperada passas bolo sem ovos):
1.        Pré-aqueça o forno a 170 graus.
2.       Hidrate as passas em água ou conhaque .
3.       Manteiga e farinha numa forma de 10-12 cm redonda ou usar revestimento de silicone.
4.       Misture o óleo e o açúcar em uma tigela. Com um misturador elétrico liquidificador batê-lo por 3-4 minutos.
5.        Adicione o suco de laranja e bata por mais 1 minuto.
6.      Adicione à mistura líquida, as passas, nozes, cravo moído, canela.
7.        Adicione à preparação a farinha previamente misturada com o fermento em pó e misture bem.
8.       Despeje a mistura na assadeira e coloque no forno por 55 / 60 minutos em 170 graus.
9.       Verifique se o bolo está pronto com um palito no meio do bolo. Deve sair limpo.



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Azeitonas de Kalamata



                  Muitos acreditam que o gosto de azeitonas Kalamata é o mais saboroso.. São celebradas por sua doçura, o seu sabor rico, e sua diferença na aparência. Dependendo de onde você mora, pode ser um desafio encontrá-las..

O azeite é considerado como um dos melhores óleos do mundo, uma das gorduras boas que as pessoas devem incluir em sua dieta alimentar porém, sem excesso, por ser calórico. As azeitonas Kalamata são um petisco perfeito sozinho, ou adicionado a pedaços de queijo e vegetais.Se houver queijo do tipo feta, melhor ainda. Também são fantásticas em saladas, patês.  Se você estiver querendo manter sua dieta quanto ao sódio e elas vierem em salmoura,lave-as antes.  Vai ser incapaz de reduzir o sódio completamente em azeitonas Kalamata porque eles são normalmente divididas ao centro, o que permite uma maior absorção da salmoura no interior da carne do fruto.











quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Melina Mercouri

Uma das maiores atrizes gregas de todos os tempos.


Seu verdadeiro nome era Maria Amalia Mersuris. Melina obteve o primeiro sucesso internacional no filme Nunca aos Domingos, realizado em 1959 por seu futuro marido, Jules Dassin. Seguiram-se outros filmes, considerados hoje clássicos, como Fedra (1961) e Topkapi (1963), e também alguns sucessos como cantora. Foi expulsa de seu país e perdeu a nacionalidade grega por se opor à ditadura militar "dos coronéis" (1967-1974). No exílio, aderiu ao Movimento Socialista Pan-Helênico (Pasok) de Andreas Papandreu. Regressou triunfalmente a seu país em 1974, foi eleita deputada ao Parlamento (1974-1981) e assumiu a pasta da Cultura e Ciência no período compreendido entre os anos de 1981 e 1989, durante o governo de Papandreu (reeleito em 1993).


Trecho do filme Fedra