sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Marathopolis- Xenophon

                                                                 XENOPHON


                                                            MARATHOPOLIS


        Chega o mês de Agosto e a saudade vai crescendo dentro de mim.
Mês dos pais, mês do aniversário do meu pai. Leonino danado de esperto.Forte,autoritário e ao mesmo tempo doce ,sem maldade e sempre pronto para ajudar anonimamente a quem precisasse.
        Sua cidadedizinha “Marathopolis” ,embora muito amada por ele, não comportou sua ânsia de crescer ,de desbravar esse mundão. Único filho entre cinco que saiu para estudar fora da cidade, acabou se tornando um tenente e seguiria carreira, se não fosse o tal do amor.
Servindo numa cidade vizinha à sua,  Kalamata, não conseguiu escapar dos encantos da linda Marie. Daí a história mudou de rumo e ambos  embarcaram no primeiro navio, que, por sinal, vinha para o Brasil.
        Já contei aqui em meu blog a história desses dois aventureiros , corajosos e vitoriosos.
Cresci ouvindo falar dessa pequena cidade.Aprendi até as gírias do local, o que deixava meu pai todo orgulhoso. Chamava-me de “marathopolitissa” , ou seja, a que nasceu em Marathos.
Na verdade, nasci aqui em São Paulo, pouco após meus pais terem chegado ao Brasil.
        Essa pequena cidade, hoje um centro turístico, com um lindo mar azul e muitos restaurantes e casas noturnas, fica repleta de gente bonita no verão.
Acredito que tenha no máximo uns 2000 habitantes fixos.
Lá quase todos têm algum grau de parentesco e todos são conhecidos por algum apelido(paratsukli).
        Tenho um carinho especial por essa cidade que presenteou com um pai maravilhoso que me deu bases sólidas, cuidou sempre do meu lado intelectual , foi e continua sendo meu anjo da guarda.
Quando resolveu se aposentar, o Xenophon (nome nada grego, não é?) vivia seis meses na Grécia e seis no Brasil. Voltava frequentemente à sua cidade e nos ensinou a amá-la.
Homenageio esse homem e sua cidade num ímpeto de desabafo de saudade.






Vejam um vídeo de Marathopolis





2 comentários:

  1. Uma daquelas lindas histórias de pais e de amor. Fica explicado esse encanto de pessoa q vc é. Amo muito vc Tacía.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida Vita.realmente sou fruto de uma linda estória de muito amor e de vitória.Agradeço demaos a Deus por isso.beijo carinhoso.

    ResponderExcluir