sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dieta Desintoxicante




          Acredito que, uma vez ou outra, todos deveríamos dar uma desintoxicada no organismo. “Em uma dieta desintoxicante, a quantidade de líquido a ser ingerido é fundamental, porque a água tem propriedades importantes para o equilíbrio corporal, é um lubrificante, fonte de energia, possibilita interação de substâncias e participa da regulação da temperatura corporal.
          Nessa dieta, a água será um grande auxiliar no emagrecimento, atuando no aumento da saciedade e limpando as impurezas do organismo, tornando a dieta ainda mais desintoxicante. A ingestão diária deve ser de 6 a 8 copos por dia, podendo ser aumentado para 10 copos por dia. No entanto, pode-se variar entre água, chás e sucos.
          Todos os grupos de alimentos devem estar presentes em uma alimentação equilibrada. De acordo com a pirâmide alimentar, baseando-se nos grupos de alimentos reguladores, energéticos e construtores, podemos fazer a seguinte classificação:
-Energéticos-pães, massas e cereais.
-Reguladores- verduras, frutas e legumes.
-Construtores- carnes e ovos, leite e derivados e feijões.
-Adicionais energéticos- óleos, gorduras e açúcares.
Para a dieta desintoxicante podemos subdividi-los em 7 grupos:
-Pães, massas e cereais
-Verduras e legumes
-Frutas
-Leite e derivados
-Carnes e ovos
-Feijões
-Óleos, gorduras e açúcares.

Sugestão  de cardápio para uma dieta desintoxicante
(1.200 calorias, baseado em porções da pirâmide alimentar)
CAFÉ DA MANHÃ- ( 300 calorias)
-1 porção de frutas picadas
-1 porção de leite ou derivados
-1 porção de pães, cereais e massas
-1 porção de adicional energético.

COLAÇÃO-( lanche das 10 hs mais ou menos)
-1 porção de frutas

ALMOÇO- (400 calorias)
-2 porções de hortaliças e legumes crus
-1 porção de hortaliças e legumes cozidos
-2 porções de massas, cereais e pães
-1/2 porção de feijões (leguminosas)
-1 porção de carne ou ovos

LANCHE DA TARDE- (50 calorias)
-1/2 porção de leite ou derivados

JANTAR- (300 calorias)
-1 porção de hortaliças e legumes crus
-1 porção de hortaliças e legumes cozidos
-1 porção de massa , cereais e pães
-1/2 porção de feijões (leguminosas)
-1/2 porção de carne ou ovos

CEIA- (100 calorias)
-1 porção de frutas
-1/2 porçã0 de leite e derivados.”

Fonte: Dra Márcia Regina Dal Medico

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Maridakia



Esses mini –peixinhos chamados marides na Grécia são muito consumidos no verão,como apertitivo.
O segredo está na fritura que deve ser ao ponto  para que não fiquem duros demais.
Algo similar aqui no Brasil seriam as manjubinhas. Podemos usá-las nessa receita simples.

Ingredientes:
-no mínimo 1 kg de marides
-1 xícara de farinha de trigo
-1 colher de páprica doce
-1 colher de orégano
-2 colheres de sêmola
-sal e pimenta à gosto
-azeite de oliva para fritá-los
-limão para a hora de servir.

Modo de fazer:
Lave bem as marides ou manjubinhas(aqui não existem marides) e seque-as.
Tempere com sal e separe.
Numa travessa coloque a farinha de trigo com a páprica, orégano, sêmola,pimenta e mais um pouquinho de sal.
Passe os peixinhos nessa farinha temperada antes de fritá-los.
Aqueça bem o azeite de oliva e frite-os para que fiquem macios e não muito torrados.
É um ótimo aperitivo !


Na Grécia costumamos degustá-las acompanhadas de ouzo ou uma cervejinha gelada.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nina Simone



Nascida Eunice Kathleen Waymon, em 21 de fevereiro de 1933, em Tyron, Carolina do Norte, EUA. Morre em 21 de abril de 2003, em Carry-Ke-Rouet, França.
Além de cantora foi pianista e compositora.
Artista fora de qualquer padrão. Original e inimitável. Mesmo que associada ao universo do jazz, em seus 50 anos de carreira, e 70 de vida, Nina Simone transitou livremente por gospel, blues, folk , pop, temas da Broadway, canções francesas, cânticos africanos, soul, música clássica. Ela afirmava que gostava de música clássica negra . Frisou que: “Jazz é um termo branco para definir o povo negro. Minha música é a música clássica negra”.
Independente das razões da cantora, pianista, compositora, doutora em Música e Humanidade e eterna ativista e iconoclasta, ou das restrições de muitos fundamentalistas do jazz, esse foi o campo no qual sua arte pôde germinar.
Como muitas das cantoras afro-americanas, o contato de Nina com a música veio cedo, ainda na infância. Sexta de 8 filhos, de uma pobre mas musical família de Tyron, Carolina do Norte, começou a tocar piano aos 3 anos e, quatro anos depois, já dominava o órgão na igreja.
Logo Nina tornou-se apaixonada pela obra de Bach, Chopin, Brahms, Beethoven e Shubert.
Após vários percalços devido ao racismo, logo aos 19 anos,começou a nascer o mito Nina Simone. O nome artístico, inicialmente escolhido para esconder dos pais a adesão à música comercial, juntava o apelido Nina,que um namoradinho lhe dera, com o Simone da atriz Simone Signoret, que a encantara no filme “Casque d’Or, de 1952.
Nina transitava entre o mundo da música clássica e o da música popular.
Afirmou: “Meu plano inicial era me tornar a primeira concertista de piano negra, não uma cantora. E nunca me ocorreu que iria tocar para plateias que conversavam e bebiam enquanto eu me apresentava. Então eu sentia que se eles não queriam escutar, deveriam ir para os seus infernos caseiros”.
Em 1959, chegou ao Top 20 da parada americana com a canção “I loves you Porgy”.Foi um caminho sem volta.:


Ela tinha um temperamento difícil o que me fez lembrar da nossa Elis Regina. Vejam uma de suas falas: “Costumam me associar a Billie Holiday apenas pelo fato de ambas sermos negras, mas nunca me comparam a Maria Callas, e sou mais diva como ela do que qualquer outra cantora. Quero ser lembrada como uma diva do início ao fim, alguém que nunca fez concessões ou se rendeu ao sistema, alguém que até o fim de seus dias manteve-se consistentemente a mesma pessoa”.



Para os fãs brasileiros- Em 1990 , Nina aceitou o convite de Maria Bethânia, também uma fã assumida, e participou do disco comemorativo de 25 anos de carreira da cantora baiana. É daqueles duetos à distância. Nina gravou piano e voz em Londres; Bethânia e seus músicos completaram a mediana “Pronta para cantar”-Ready to Sing(de Caetano Veloso) num estúdio carioca.


Fez imenso sucesso mas também teve um lado truculento em sua vida.
Após sua morte em 2004, vieram à tona detalhes mais íntimos de sua vida na biografia escrita por Sylvia Hampton, “Break Down and Let It Out”. Entre as revelações, a de que desde o final dos anos 1960 fora diagnosticada como bipolar. Apesar de medicada, Nina teria tido uns surtos, como atirar com uma pistola e ferir o filho de um vizinho alegando ter sido perturbada pela risada do garoto e seus amigos na piscina. Nina também atacou com arma de fogo um executivo da indústria do disco, a quem acusou de desviar dinheiro.
Para o público que deixou em todo o mundo, a obra fala mais alto.
Nina Simone continua na música, enquanto suas cinzas, atendendo seu pedido, foram espalhadas por diferentes países da África.



Algumas frases ditas por ela que falam um pouco sobre sua personalidade forte:

"Gastei muitos anos perseguindo a excelência, porque é nisso que se pauta a música clássica...Agora eu me dedico à liberdade, o que é muito mais importante"

"A escravidão nunca foi abolida da maneira americana de pensar".

"Penso que os ricos estão muito ricos e os pobres, pobres demais. Não penso que o povo negro vai progredir, penso que a maioria vai morrer".



Fonte: Antonio Carlos Miguel.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Anastacia


        Essa minha xará é o máximo: linda,talentosa e com uma super voz.

Anastacia Newkirk nasceu em 17 de setembro de 1973, em Nova York. Ela foi criada em Chicago por sua mãe até a idade de 14 anos quando seus pais se divorciaram e ela se mudou de volta para o lado oeste de Manhattan com sua mãe.Vem de uma família de artistas. Sua mãe trabalhou em musicais da Broadway. Seu pai era um cantor no Hotel Catskills e circuitos . Anastacia diz que nunca pensou em ser uma cantora.
 Anastacia, e sua irmã mais velha, frequentavam o Clube 1018, um clube de dança em Manhattan. Este foi o local onde ela teve seu início. O dono do clube percebeu sua dança e perguntou se ela podia cantar também.. Ela apareceu na  MTV,num concurso e,mesmo não tendo ganho,chamou a atenção de grandes gravadoras e de músicos conhecidos, inclusive Michael Jackson.
Seu primeiro álbum, Not That Kind, foi lançado em junho de 2000. Tornou-se um enorme sucesso em todo o mundo. O primeiro single do álbum foi”Out of Love que se tornou o single mais vendido na Europa no ano de 2000.  Vendeu mais de 5 milhões de álbuns em todo o mundo.
 No entanto, foi muito mais sucesso no exterior do que em sua pátria, os Estados Unidos.


Em seguida lançou o [álbum Not That Kind em janeiro de 2002. Foi intitulado "Freak of Nature".  Freak of Nature foi um também um mega sucesso que vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo. Anastacia tem uma voz rara e mais parecida com as grandes cantoras negras. Todos que a conhecem após ter ouvido sua voz,estranham muito,por ela ser baixinha e loira.
I Em janeiro de 2003, Anastacia foi diagnosticada com câncer de mama. Desde o início, ela prometeu a si mesma que o câncer não iria parar sua carreira.
 Em setembro de 2003, Anastacia entrou no estúdio de gravação com o produtor Glen Ballard TLC para escrever e gravar seu terceiro álbum, que foi auto-intitulado Anastacia. ”. Este álbum fala de suas lutas com câncer e da vida em geral, mas também tem muitas faixas alegres como "Single Sexy" e "Seasons Change.
Atualmente ,ela continua na ativa e está lançando um novo álbum:It´s a man’s world






Café Frappé


Café Frappé-uma febre na Grécia!

O Café frappé é muito comum na Grécia, principalmente no verão.É uma bebida feita com café solúvel.
Foi inventada, acidentalmente, em 1957, numa Feira Internacional de Salônica(norte da Grécia).O representante da Nestlé, Yannis Dritsas, foi apresentar um novo produto para as crianças, uma bebida de chocolate produzida instantaneamente, misturando-o com leite e agitando-o em um shaker (numa coqueteleira).
Durante o intervalo da apresentação do produto, um funcionário de Dritsas , Dimitris Vakondios, teve vontade de tomar seu café instantâneo habitual.Como não conseguiu encontrar água quente, misturou o café solúvel com água fria e cubos de gelo em uma coqueteleira..Este experimento improvisado, acabou criando o café frappé,bebida popular grega.

Preparação
The coffee can be made either with a cocktail shaker or an appropriate mixer (eg a hand mixer). O café pode ser feito com uma coqueteleira ou um misturador adequado (por exemplo, um misturador de mão). One or two teaspoons of coffee, sugar (to taste) and a little water are blended to form a foam, which is poured into a tall glass. Uma ou duas colheres de chá de açúcar, café solúvel (a gosto) e um pouco de água são misturadas para formar uma espuma, a qual é vertida num copo alto. To this is added cold water and ice cubes, and, optionally, milk - typically evaporated milk. A esta adiciona-se água fria e cubos de gelo, e, opcionalmente, leite, tipicamente evaporado. Serve-se com um canudo .É super refrescante ! 


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como designar pessoas que têm deficiência



Muitas vezes nos vemos em situações delicadas e com dificuldade em aplicar a terminologia correta no que diz respeito às pessoas com algum tipo de deficiência.
O texto a seguir, ajuda-nos a entender essa questão e adequar nosso vocabulário.
Segue texto de Marco Antonio de Queiroz:
A maioria das pessoas, inclusive as com deficiência, muitas vezes utilizam termos conceitualmente inadequados para designar pessoas que possuem alguma deficiência.
Alguns desses termos, que um dia já foram oficiais, como "deficientes", pessoas deficientes", "portadoras de deficiência" ou "portadoras de necessidades especiais", persistem no tempo, na memória coletiva, sendo muitas vezes preservados e reafirmados pelos títulos de entidades civis e governamentais que não têm como se livrar de burocracias oficiais para atualizarem seus nomes. Um exemplo disso é a Associação de Assistência à Criança Defeituosa - AACD, hoje denominada Associação de Assistência à Criança Deficiente. Outro exemplo é o da própria CORDE como "Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência" que, após 20 anos com esse nome, recentemente passou de coordenadoria para o status de subsecretaria como Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dessa vez, porém, sendo um bom exemplo de atualização.
Para a jornalista Maria Isabel da Silva, em seu artigo "Por que a terminologia 'pessoas com deficiência'?", os termos utilizados possuem importância porque "Na maioria das vezes, desconhece-se que o uso de determinada terminologia pode reforçar a segregação e a exclusão.(...) e (...) "Além disso, quando se rotula alguém como "portador de deficiência", nota-se que a deficiência passa a ser "a marca" principal da pessoa, em detrimento de sua condição humana".
Segundo Romeu Kasumi Sassaki, "a tendência é no sentido de parar de dizer ou escrever a palavra "portadora" (como substantivo e como adjetivo). A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência. Ela tem uma deficiência. Tanto o verbo "portar" como o substantivo ou o adjetivo "portadora" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que faz parte da pessoa. Por exemplo, não dizemos e nem escrevemos que uma certa pessoa é portadora de olhos verdes ou pele morena.". (livro Vida Independente: história, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo: RNR, 2003, p. 12-16).
No histórico que Maria Isabel da Silva menciona em seu artigo, percebe-se que a terminologia foi se amoldando à sua época: "Até a década de 1980, a sociedade utilizava termos como "excepcional", "aleijado", "defeituoso", "incapacitado", "inválido"... Passou-se a utilizar o termo "deficientes", por influência do Ano Internacional e da Década das Pessoas Deficientes, estabelecido pela ONU, apenas a partir de 1981. Em meados dos anos 80, entraram em uso as expressões "pessoa portadora de deficiência" e "portadores de deficiência". Por volta da metade da década de 1990, a terminologia utilizada passou a ser "pessoas com deficiência", que permanece até hoje."
Alguns argumentos são repetidos entre pessoas com deficiência a respeito das inúmeras designações atribuídas a elas, como a de que "deficiente" não se remete à deficiência que se tem, mas à qualidade de não ser eficiente.; que "pessoa deficiente" acentua uma qualidade de ineficiência na pessoa; que, caso se portasse uma deficiência, poderia-se deixá-la em casa e partir sem ela e que, assim, não se porta ou não uma deficiência, tem-se uma deficiência; que "portadores de necessidades especiais", após tanta luta pela igualdade na diferença, que ser "especial" exclui a pessoa do todo, da igualdade, remetendo-se somente à diferença. Por outro lado, "pessoa com deficiência" reproduz uma verdade, que é a de se ter uma deficiência, aliada ao fato de que essa deficiência é de uma pessoa. Dessa forma, pessoas com deficiência, alunos com deficiência, trabalhadores com deficiência é o que vem sendo utilizado por pessoas que se interessam pelo assunto e pelo conceito.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia da ONU em 2006, assinada pelo Brasil e outros cerca de 80 países em 2007 e ratificada em 2008 pelo Congresso Nacional, foi criada por governos, instituições civis e pessoas com deficiência de todo o mundo e acabou por oficializar o termo "pessoas com deficiência" em seu próprio título, além de o reafirmar em todos os seus artigos, especialmente no artigo de número 1:
O propósito da presente Convenção é o de promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por parte de todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua inerente dignidade.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
Esse texto procura incentivar o uso da terminologia correta, oficial e proposta pelas próprias pessoas com deficiência que colaboraram na construção desse fantástico tratado de Direitos Humanos que é a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e que, aos poucos, vai se espalhando pelo mundo.
Em geral, a pessoa com deficiência, que é caracterizada por sua fragilidade e não por suas qualidades, vai conseguindo se mostrar a todos, antes por ser pessoa do que por possuir uma deficiência. Entretanto este é um processo de lenta assimilação, onde a linguagem possui o seu papel de reveladora de conceitos, mitos, evolução e transformação. Dessa forma, o termo "pessoas com deficiência" está, nesse momento, revelando-se como um ponto da história em que pessoas que têm deficiências se integram à sociedade e esta as inclui.
Assim, Maria Isabel da Silva, em seu artigo em que este texto foi baseado, expressa o papel da linguagem no revelar do olhar da sociedade sobre as pessoas com deficiência: " A construção de uma verdadeira sociedade inclusiva passa também pelo cuidado com a linguagem. Na linguagem se expressa, voluntária ou involuntariamente, o respeito ou a discriminação em relação às pessoas com deficiência. Por isso, vamos sempre nos lembrar que a pessoa com deficiência antes de ter deficiência é, acima de tudo e simplesmente: pessoa."

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Wine Runs-Corridas em vinhedos

                                  Marathon du Médoc


As maiores maratonas do mundo seguem critérios similares de organização, mas algumas oferecem atrações extras que valem à pena conhecer. É o caso das WINE RUNS, corridas em vinhedos que já viraram tradição na Europa e na Califórnia. Elas tiveram sua primeira edição brasileira em setembro, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.
Wine runs são corridas com paradas gastronômicas. Não faltam uma mesa com cogumelos e pães locais, queijos, foie grãs, ostras e frutas. Com certeza também não faltam as taças para degustação de vinhos. Esqueça as insossas barrinhas de cereais, ou os lanches rápidos. Na Marathon Du Médoc, prova beneficente que acontece em setembro na região vinícola de Bordeaux, na França, os 42 kms de percurso entre colinas, castelos e videiras são intercalados com refeições especiais, como a servida ao fim da maratona no Château Cordeilland Bages, um dois estrelas Michelin na região. Todos levam para casa, junto com as medalhas, uma caixa om cinco Grand Crus locais. 



Se 42 kms ininterruptos combinados com vinho parecem extravagantes  demais, a nova Marathon Du Vin Du Pic Saint Loup, na região do Languedoc-Roussillon, também no sul da França, é uma opção mais tranquila.A distância é percorrida durante três dias em outubro(época da colheita de uva): são 5 kms no primeiro dia, 16 no segundo e 21 kms no último. As degustações e refeições em todas as etapas são oferecidas por várias famílias produtoras locais. A prova ainda tem uma deliciosa facilidade: para quem não corre, mas viaja com um corredor, é possível fazer um percurso paralelo de carro para conhecer os vilarejos e participar dos banquetes.



                                         Marathon Du Vin du Pic Saint Loup



Inscrições para essas duas maratonas:
7/9/2013-Marathon Du Médoc.Inscrições a partir de 78 euros. Diárias para se hospedar no Château-Bages, recomendado pela organização da prova, a partir de 203 euros.(marathondumedoc.com)

18, 19 e 20/10/2013-Marathon Du Vin Du pic Saint Loup. Inscrições a partir de 95 euros. Diárias no Holiday Inn de Montpellier, hospedagem oficial da prova, a partir de 162 euros.(vinsportif.com)


Fonte:Denise Bobadilha.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

London Eye



A London Eye também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação. Situada na cidade de Londres, capital do Reino Unido, foi inaugurada no ano de 1999 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. Desde 2006, a roda gigande deixou de ser a maior do mundo, após a inauguração da Estrela de Nanchang (160 m), localizada na cidade de Nanchang, China. Atualmente, a maior roda gigante do mundo é a Singapore Flyer, a qual realizou sua primeira volta no dia 11 de fevereiro de 2008.

A London Eye hoje
A British Airways parou de patrocinar a London Eye desde o inicio de 2008. A atracao hoje e de propriedade da Merlim Entertainment Group, um dos maiores grupos de entretenimento da Europa. O grupo possui varios parques na Inglaterra bem como o famoso museu de cera Madame Tussauds com sede principal em Londres. As 32 cabines podem comportar 15.000 visitantes por dia e a volta completa tem a duracao de 30 minutos. Há diversos pacotes oferecidos aos visitantes da London Eye. Desde simples "voos" saboreando uma taca de champagne ate a possibilidade de alugar sua propria Capsula Privada com canapes, champagne e vinho.

Ingressos: à partir de 26 dólares






quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ilha de Ikaria(Grécia)-onde as pessoas vivem mais!




Na ilha grega de Ikaria, que tem a maior proporção de pessoas acima de 90 anos em todo o mundo, as pessoas têm um hábito de beber um chá de ervas. A bebida, que é consumida várias vezes por dia, contém uma grande variedade de ervas desidratadas, como hortelã-brava, alecrim, sálvia roxa e asplênio.

O consumo de café de maneira moderada também é indicado.







Pesquisadores da Universidade de Atenas da Ilha de Ikaria, no Mar Egeu, realizaram estudo que aponta que o consumo moderado de café ajuda a manter a distensão cardíaca em pessoas idosas. A distensão cardíaca é uma medida da elasticidade das artérias. Uma baixa distensão cardíaca está associada à arteriosclerose e indica propensão para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O aumento da sobrecarga do trabalho cardíaco causa hipertensão, que por sua vez promove mudanças vasculares e ativação neuro-hormonal. Como conseqüência, surge a fadiga vascular e perda de elasticidade na musculatura cardíaca.
Os pesquisadores da Universidade de Atenas realizaram uma avaliação com 343 homens e 330 mulheres, com idade entre 65 e 100 anos, moradores da Ilha de Ikaria. A população desta Ilha apresenta alta expectativa de vida, com uma grande proporção de moradores com idade acima de 90 anos. Foram avaliadas características sócio-demográficas, bioclínicas, estilo de vida e da dieta que pudessem estar relacionadas a fatores de risco como hipertensão, diabetes, hipercolesteremia (alta taxa de colesterol no sangue) e obesidade, além de atividade física e características bioquímicas dos indivíduos.
Como o consumo de café é um hábito tradicionalmente arraigado na população grega, o consumo deste foi avaliado a partir do momento em que a pesquisa foi iniciada. Foi verificado que o efeito da cafeína é mais pronunciado em indivíduos com quadro de hipertensão do que em aqueles que não apresentam alta pressão arterial. Desta maneira, o consumo de café foi analisado ainda mais detalhadamente no grupo de 235 indivíduos com quadro de hipertensão, de maneira associada aos hábitos alimentares e à característica de distensão da aorta (a principal artéria humana) do mesmo grupo.
Os resultados indicaram, de maneira conclusiva, os benefícios do consumo moderado de café na distensão da aorta. Os pesquisadores atribuíram os resultados observados à presença de substâncias derivadas de polifenóis, presentes no café. No entanto, o café bebido na Grécia também é rico em terpenos como o cafestol e o kahweol. Dentre os derivados polfenólicos, destacam-se os ácidos clorogênico, caféico e ferúlico, que melhoram a função vascular, reduzem o grau de oxidação celular e aumentam a biodisponibilidade de óxido nítrico, um importante regulador celular. Além disso, a presença de pequenas quantidades de flavonóides, magnésio, potássio, niacina e vitamina E, também presentes no café, podem contribuir para os benefícios observados sobre a função cardíaca. Porém, os efeitos são menos benéficos em indivíduos hipertensos, nos quais o balanço óxido nítrico/superóxido está comprometido e os efeitos benéficos do café são bem menos pronunciados.





Devido ao cenário montanhoso da ilha e à falta de opções de transporte, as pessoas têm que se manter ativas durante toda a vida, fazendo exercícios físicos até depois dos 80 ou 90 anos. A alimentação da ilha contém muito azeite de oliva, frutas e vegetais, além de pouquíssimas quantidades de alimentos processados ou industrializados.
Na ilha japonesa de Okinawa, é comum encontrar velhinhos com mais de 80 anos completamente saudáveis. Pesquisadores acreditam que isso se deve, em parte, à maneira com que a população da ilha se alimenta, raramente comendo demais e geralmente parando a refeição pouco antes de se sentirem saciados. A dieta dos locais se baseia em grãos, peixes e vegetais, e eles costumam ficar longe de carne, ovos e laticínios.
Já na Sardenha, na Itália, existe um enorme número de centenários. Lá, os habitantes têm o costume de beber vinho, que é muito rico em polifenóis e antioxidantes, que ajudam a impedir o envelhecimento. No Vale de Hunza, no Paquistão, as pessoas geralmente vivem mais de 90 anos. Os pesquisadores creditam esta longevidade à dieta de frutas, grãos e vegetais da população do local. Muitos dos alimentos são consumidos crus, e eles comem grandes quantidades de damascos, cerejas, uvas, ameixas e pêssegos.
Na região sul do Equador, no Vilcambamba, muitas pessoas passam dos cem anos de idade com boa saúde. Acredita-se que esta saúde se deve ao consumo da água mineral natural da região, que é completamente livre de impurezas.
Quer viver muito???? Corra!
Nos Estados Unidos, uma comunidade de Adventistas da Califórnia, tem uma média de vida de cerca de 5 a dez anos mais longa que os outros cidadãos da cidade. Pesquisadores acreditam que isso acontece porque estas pessoas não bebem nem fumam, e seguem uma dieta vegetariana. Além destas dicas reunidas por todo o mundo, outras pesquisas sugerem que a longevidade sempre é ligada a baixos níveis de estresse e ansiedade. 


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Flores de abobrinha com ovos


Um prato simples e saboroso



Rendimento: 4  porções
Dificuldade: baixa
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos

Ingredientes
1 ovo
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada
azeite para fritar
16 flores de abobrinha (cambuquira) limpas e sem pistilos
Modo de fazer
Bata o ovo até que esteja espumoso e tempere-o com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Passe as flores na mistura de ovo. Em seguida, frite-as em fogo médio até que fiquem douradas.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tiganites (Panquecas gregas)




     Para um dia fresco e chuvoso, nada melhor que preparar “Tiganites”. Elas são populares em toda a Grécia. 

     São servidas como eram 2600 anos atrás, geralmente com mel e às vezes com canela, frutas e nozes, ou um queijo de leite de cabra suave e fresco conhecido como anthotyro. Espalhe sobre as tiganites. Há até mesmo um festival religioso na ilha de Corfu (Kerkyra) onde servem o seu tradicional "tiganites tou Aghiou" ou "Panquecas do Santo”, em 12 de dezembro, em homenagem a essa ilha do padroeiro São Spyridon. Então, da próxima vez que se sentar na frente de um prato de panquecas fumegantes, você pode refletir sobre o quão pouco algumas coisas mudaram desde o tempo de Sócrates.


Ingredientes:

1 copo (250 ml.) De farinha de trigo
1 copo (250 ml.) De leite
1 ovo
1 colher de sopa (15 ml) de azeite extra virgem (ou óleo vegetal)
1 colher de chá (5 ml.) Fermento em pó * (opcional)
½ colher de chá de sal (3 ml).
Manteiga para fritar
Mel de flor( grego se tiver) ou xarope de borda para a cobertura
Algumas frutas frescas picadas e / ou nozes * (opcional)
1.Combine e peneire a farinha, o fermento em pó * (opcional) eo sal em uma tigela. (o fermento em pó, torna a tiganita mais macia, mas não é necessário)
2.Bata o ovo em uma tigela  e em seguida, adicione o azeite e o leite e misture bem. Em seguida, adicione a mistura para a tigela com a farinha e misture para combinar os ingredientes secos e molhados para formar uma massa lisa. Se você prefere uma tiganita mais fina ,acrescente um pouco mais de leite à massa.
3.Aqueça uma frigideira de tamanho médio e adicione uma colher de sopa de manteiga para derreter em fogo médio. (Tradicionalmente, o azeite é utilizado em vez de manteiga para fritar as tiganites, mas pode se usar manteiga. Uma vez que a manteiga derreta, use uma concha e solte uma porção da massa no centro da frigideira de tal forma que ela se espalhe formando um círculo. Quando as bordas do disco(círculo) começarem a secar e aparecerem bolhas, vire a tiganita. Cozinhar do outro lado .Sirva quente regando com um pouco de manteiga e mel. Você também pode adicionar algumas nozes picadas e uma pitada de canela.

Faz 6-8 tiganites.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Voidokilia-Messinia-Grécia


Voidokilia (Βοϊδοκοιλιά) Beach , Bay, Curve or Cove is not only one of the most beautiful beaches in Greece, but maybe also in the Mediterranean Sea. Praia, Baía, Curve ou Cove não é apenas uma das praias mais bonitas da Grécia, mas talvez também no Mar Mediterrâneo.
The sheltered bay is referred to in Homer's Odyssey and archaeologists believe it was used by King Nestor as a port in ancient times. A baía abrigada é referida na Odisséia de Homero e os arqueólogos acreditam que foi usada pelo rei Nestor como uma porta nos tempos antigos.
Situated at 12 km from the city of Pylos (in the north of the Navarino bay) , you reach from the village of Petrochori. Situado a 12 km da cidade de Pilos (no norte da baía Navarino), chega-se a partir da aldeia de Petrochori.

The curve of Voidokilia seems to be traced with a compass like a giant Greek omega (the name means "cow's belly"), from the two rocky promontories that define the entrance of it. A curva de Voidokilia parece ser traçada com uma bússola como um gigante ômega (o nome significa "barriga de vaca"), a partir dos dois promontórios rochosos que definem a entrada dele. It is surrounded by a magnificent beach of light, fine sand, protected by the wind, and the crystalline beach invite somone to go swimming. Ela é cercada por uma magnífica praia de areia, protegida pelo vento e suas águas cristalinas convidam-nos a nadar.

Voidokilia is hidden behind sand dunes, which seem to be protecting its secret of magic beauty. Voidokilia está escondida atrás de dunas de areia, que parecem proteger o seu segredo de beleza mágica. The beach of outstanding beauty lies beneath the Old Frankish castle (Paliokastro) and the cave of King Nestor , the ancient King of Pylos, who according to legend, used this cave as a haven for his cattle. A praia de rara beleza está por debaixo do Castelo velho franco (Paliokastro) ea gruta do rei Nestor, o antigo rei de Pilos, que segundo a lenda, era usada como um refúgio para o seu gado. Taking the path up from Voidokilia to the Old Navarino castle you will enjoy the wonderful panorama that unfolds in front of you: the Divari lagoon of Gialova, Navarino Bay and the Peloponnesian hills covered with olive trees. Tomando o caminho a partir Voidokilia ao casteloVelho Navarino , você vai desfrutar do maravilhoso panorama que se desenrola à sua frente: a lagoa Divari de Gialova, Navarino Bay e as montanhas do Peloponeso cobertas de oliveiras.



Castelo de Nestor

Caverna de Nestor


Areia fina e águas transparentes




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Por que o paladar muda com o tempo.




Bebês precisam de doce e velhos gostam de pimenta. A explicação está no efeito do tempo na língua - e na 
capacidade de aprender a gostar de jiló

      O gostinho da infância nunca mais será o mesmo. A percepção dos alimentos muda durante a vida. Crianças têm preferência natural por doce. É uma herança do primeiro alimento, o leite materno. Verduras? Difícil. O arrepio que você sentia frente a uma suculenta couve-flor tem nome: neofobia alimentar, ou seja, medo de experimentar um sabor novo. É uma proteção natural do organismo contra possíveis alimentos danosos. Mas, com o tempo, aceitamos novos gostos. E é possível aprender a curtir algo. Por exemplo, a abobrinha outrora abominada pode virar um legume gostoso graças a motivações mais pragmáticas: faz bem, então você come mais até se acostumar com ela. Já na velhice, a percepção geral do gosto decai. A culpa é da diminuição do número de células sensíveis das papilas gustativas. Por isso, alguns idosos perdem o interesse pela comida. Ou carregam na pimenta para sentir mais gosto.
Medicamentos e tratamentos podem mudar a sensibilidade aos gostos. Uma pesquisa da USP explicou a relação inusitada entre alguns pacientes com câncer e seu deleite por salgadinhos. A radioterapia dificulta reações químicas nas papilas relativas ao gosto salgado. Ou seja, os pacientes não se satisfazem e comem mais salgados para sentir o gosto.
O sabor do tempo-Se a infância é passado, o doce é menos doce.
Vida amargurada- Para o amargo, sabor de muitas hortaliças, há a reação oposta à do doce. O recém-nascido faz uma protrusão da língua, ou seja, uma careta. Estudos mostram que a criança sente o amargo com mais intensidade. Mas, com o tempo, a coragem de experimentar e o hábito transformam a careta em sorriso.
Gostinho de amizade- Boas experiências mudam a maneira como percebemos os alimentos. Por exemplo: a cerveja e o café, bebidas amargas, associadas à confraternização, viram mel na boca de muitos adultos. Por outro lado, experiências ruins-como um porre inesquecível de Licor-criam aversões difíceis de reverter.
Doce sorriso- O encanto de crianças. Elas já nascem com atração pelo sabor doce. A associação com o adocicado leite materno cria esse amor incondicional. Bebês expressam relaxamento em resposta ao sabor de açúcar.

Fontes:Maria Elizabeth Machado,coordenadora do grupo de Análise Sensorial de Alimentos da USP;Janaína Valle,especialista em nutrição materno-infantil; Hellen Cpelho, professora do curso de Nutrição da UNIP.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Os sonhos são janelas para o inconsciente".


O Mundo dos Sonhos

      Todas as pessoas têm sonhos todas as noites, apesar de nem sempre se lembrarem deles ao acordar.
Os motivos misteriosos que nos levam a sonhar estão longe de serem desvendados, mas os especialistas concordam que os sonhos agem como válvula de escape. Ao usar símbolos, os sonhos permitem elaborar as emoções, os pensamentos e ansiedades para que possamos recomeçar tudo novamente a cada dia. Anotar os sonhos, usar as imagens e os símbolos para ajudar a resolver problemas pode fornecer dicas especiais para questões da vida em vigília. Nas palavras do Talmude judaico:"Um sonho que não é compreendido é como uma carta que não foi aberta".
      Muitas culturas antigas acreditam que os sonhos representam uma comunicação profunda entre nossas almas e o mundo espiritual. Sonhos são vistos como oportunidades de aprender pela sabedoria de uma consciência maior. Em certas partes da África, América e Sibéria, xamãs ou feiticeiros encontram guias espirituais nos sonhos para livrar as pessoas de doenças físicas e mentais. Os gregos da Antiguidade, como Hipócrates e Aristóteles, acreditavam que os sonhos podiam ser usados para o diagnóstico e tratamento de doenças. Em outras tradições, como as do Oriente Médio e Extremo Oriente, sonhos são vistos como instrumentos que trazem à tona intuições, profecias e avisos.
      Mais recentemente, os psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung consideraram sonhos como janelas especiais voltadas para o nosso inconsciente. Freud acreditava que os sonhos contém símbolos de nossos desejos reprimidos. Mesmo se o significado de um sonho permanece obscuro, de acordo com Freud, o ato de sonhar expressa emoções ocultas e ajuda a curar a psique. Os analistas de sonhos freudianos usam um processo chamado de "livre associação". Para tentá-lo, escreva a primeira coisa que lhe vier à mente depois de pensar no sonho. Continue fazendo associações,formando uma lista.Veja se essa lista lhe revela algo.Por exemplo, labirinto, muro, porta, fechadura etc. podem estar relacionados ao fato de se no fundo você deseje encontrar uma carreira nova ou esteja infeliz no relacionamento.
      Jung, por outro lado, usava o método de "associação direta" para interpretar os sonhos. Anote a imagem central do sonho no centro de uma folha de papel-por exemplo, a queda de um a grande altura, ou voc~e voando pelo ar. Circule essa imagem central e , ao redor desse círculo, escreva todas as imagens e comentários que pareçam apropriados intuitivamente. Poderá perceber que a idéia de cair faz sentido com os sentimentos de impotência no trabalho, ou pode ser que você não sinta ter apoio emocional suficiente. Quando terminar, considere a combinação de suas associações e a imagem do sonho para chegar a uma interpretação.

A solução de um prolema nos sonhos

      Todos estamos familiarizados com o conceito de que devemos dormir sobre um problema se queremos resolvê-lo. teste seus poderes de solucionar um problema pelos sonhos, pedindo a um amigo ou companheiro para criar um quebra-cabeça para você, talvez um anagrama para ser resolvido durante o sono. Visualize o quebra-cabeça, mas não tente resolvê-lo enquanto o observa- entregue-o ao subconsciente para ser solucionado durante a noite. Quando acordar, pode ser que a resposta lhe tenha sido passada literalmente. Caso contrário, a solução pode aparecer na forma de um jogo visual ou verbal, assentado num simbolismo onírico. Explore o sonho e veja se a solução foi desvendada.

Fonte: Dra Sarah Brewer

domingo, 4 de novembro de 2012

Ella Fitzgerald



             Mais uma grande voz!
             Ella Jane Fitzgerald, nascida em 25 de abril de 1917, em Newport News, Virginia, EUA.
             Morreu em 15 de junho de 1996, em Beverly Hills, California, EUA.
             Além de cantora , foi atriz.

Se Ella Fitzgerald não tivesse feito mais nada na vida além de gravar os oito songbooks dedicados aos maiores compositores populares norte-americanos, ainda assim ela mereceria ser chamada eternamente de "primeira-dama da canção", como de fato vem sendo feito desde abril de 1938, quando a revista Downbeat referiu-se a ela, para sermos exatos, como "primeira dama do suingue". Claro, na época o jazz era sinônimo de música popular o que é praticamente impensável nos dias de hoje.
Além desses 8 álbuns, Ella gravou uma quantidade impressionante de discos, ao longo de uma carreira de mais de 50 anos de atividade incansável, pulando de um clube a outro, apresentando-se nas casas noturnas de maior prestígio do mundo inteiro, fazendo shows em festivais nos lugares mais improváveis, sempre acompanhada por alguns dos melhores músicos que o jazz deu ao mundo: Hank Jones, Lou Levy, Paul Smith, Duke Ellington, Count Basie, Jim Hall , Joe Pass entre outros.
Todos se orgulhavam de atuar ao lado de Ella porque,em dado momento, ela se tornou simplesmente a melhor cantora do mundo em seu estilo e conquistou o respeito e a admiração dos maiores músicos de jazz, que a viam como uma igual em termos de capacidade e execução musical.


No plano pessoal, é importante ressaltar seu casamento com o contrabaixista Ray Brown, realizado em 10 de dezembro de 1947 em Ohio. Os dois ficaram juntos até agosto de 1953, ocasião em que se divorciaram, depois de anos de esquemas conflitantes em sua vida profissional. Desta união, além da amizade e de muitas oportunidades em que trabalharam juntos depois da separação, ficou o filho adotivo Ray Brown Jr, que anos mais tarde daria a Ella sua única neta, Alice, nascida em 1985.

                                  A cantora, em 1951, com o baixista Ray brown, seu marido.



Frases de Ella:
-"A única coia melhor do que cantar é cantar".

-"Sei que não sou uma garota glamourosa. Não é fácil ficar na frente de uma multidão. Isso me incomodava bastante, mas percebi que Deus me deu esse talento para usá-lo, então fico lá e canto".

Fonte:Coleção Folha, Grandes Vozes.