sábado, 27 de junho de 2020

Atenas, Capital Européia da Cultura





            Uma das realizações mais importantes de Melina Mercouri foi a criação do título de Capital Européia da Cultura, tendo Atenas sido designada a  primeira capital, em 1985.
A iniciativa foi fruto de uma reunião organizada por Mercouri com os ministros da Cultura dos então dez Estados- Membros da UE, durante a primeira presidência grega do conselho, em 1983.
Nessa reunião, ao reconhecer que o Tratado de Roma, que criou a Comunidade econômica européia(precursora da UE), não fazia referência a espelhos culturais, Melina incitou os outros Ministros a subscreverem os seus esforços para reforçar a consciência cultural por toda a Europa
Essa reunião seria a primeira de uma série de encontros periódicos entre ministros da Cultura da UE, que ainda hoje são realizados.
A presença e a influência de Mercouri na Europa consolidaram-se em 1988, durante a segunda presidência grega do conselho, quando lançou a campanha pelo diálogo e pela cooperação com os países da Europa Oriental numa altura de grandes convulsões.
Com o fim da Guerra Fria e o desaparecimento da Cortina de ferro, Melina Mercouri tornou-se uma das principais promotoras da iniciativa "Mês da Cultura Européia", lançada em 1990 e centrada nos países da Europa Central e Oriental.
          No início da década de 1990, Melina mercouri manteve-se ativa como atriz, enquanto exercia em simultâneo o cargo de deputada.
Quando o Pasok voltou ao poder em 1993, regressou ao Ministério da Cultura, onde se dedicou a estabelecer ligações entre a cultura e a educação em todos os níveis.
          Melina Mercouri faleceu em 6 de março de 1994, aos 71 anos, vítima de câncer no pulmão deixando para trás o marido, Jules Dassin, com quem trabalhava regularmente ao longo de sua carreirra de atriz. Dassin faleceu em 2008, em Atenas, aos 96 anos.

                                                    Melina e o marido jules Dassin, cineasta .


                   Homenagem a Melina Mercouri, grande mulher, atriz e defensora da cultura!

Fonte: https://europa.eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário