quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Soutzoukakia da Tia Aristea




 Hoje a querida amiga Catherine  Papalexiou Marchese   pediu-me a receita de Soutzoukakia.
Coisa boa ela lembrar dessa delícia!
Logo me veio à mente minha Tia Aristea,  que me hospedava, quando eu ficava em Atenas.
Essa era sua especialidade entre outras. Voltou o filme!  Modelava com suas mãozinhas pequenas e bem fofinhas a carne moída, super bem temperada, para depois preparar a “maravilha” com todos os detalhes. Que saudade dela que nos deixou há uns 3 ou 4 anos atrás. Fiquei  órfã de uma tia amada e de uma das  melhores cozinheiras que já encontrei.
Há várias maneiras de preparar Soutzoukakia.Ela mesma preparava em duas versões que lhes passarei  em seguida. Outras mais são possíveis.

Ingredientes para 4 pessoas:
-1/2 kg de carne moída
-1 fatia de pão amanhecido sem casca
-4 dentes de alho
-1 colherzinha de sobremesa de colminho
-1 lata de tomatinhos pelados
-3 colheres de manteiga
-1 pauzinho de canela
-6 colheres de sopa de vinagre
-sal e pimenta  à gosto.

Modo de fazer:
Colocar a carne moída numa tigela com a fatia de pão molhada e adicionar sal, pimenta, os alhos picados ,o colminho .
Depois de misturar bem esses ingredientes,  moldar como se fossem uns kibezinhos,meio cilíndricos.Fritar com o óleo (lá só usam azeite).

Em uma panela, coloquem os tomatinhos, depois de tê-los passado na peneira.
Acrescentar a manteiga, a canela em pau, um pouco de sal e um tiquinho de açúcar.
Deixar ferver o molho e acrescentar  “ta  soutzoukakia”  ,que seria a carne moída modelada, adicionando um pouco de água. Deixar ferver por uns 15 a 20 minutos.

Lembro-me que minha tia não fritava os soutzoukakis, para evitar muita gordura. Preferia colocar naquelas panelas elétricas com gril para que a gordura escorresse.
Colocava-os em uma travessa e acrescentava o molho.
Outra alternativa é assar no forno em temperatura de 180 graus e depois acrescentar o molho.
Fica uma delícia também  sem molho.
Acompanhe com arroz branco .

CURIOSIDADE:
A palavra soutzoukaki tem origem turca “soutzouk”.Seriam espécies de almôndegas em forma de kebabs. Sua origem é Smyrni ou a moderna Izmir.

Esse prato foi adotado pelos gregos como um dos favoritos.

Um comentário: