Almoçando com minha filha num restaurante aqui em Perdizes que à noite é uma maravilhosa pizzaria, fui surpreendida por uma bela "visão".
A Kath já tinha terminado de almoçar e foi pegar uma sobremesa.
Lá vem ela com um prato grandão cheio de pedaços de "palha italiana"! Visão do paraíso para quem ,como eu, teve a sorte de estudar num colégio (Colégio de Santa Inês), onde a personagem principal da hora do lanche era esse doce delicioso. A palha italiana da Nadir.
Logo voltou o filme e me vi correndo, na hora do nosso "recreio", para a cantina da Nadir. Só eu não! Aquele bando todo de esfomeadas.Eita apetite que tínhamos. Duas mãos era pouco para carregar cachorro quente, pizza ,refrigerante e, é claro ,a palha italiana! Minha turminha de 3 ou 4 adolescentes corria para a escadaria que dava para a secretaria e espalhávamos tudo lá.Melhor hora do dia.
Até hoje nossa turma do colégio que chamamos carinhosamente de "santinetes", conserva esse gosto pela tal palha italiana. Na verdade, pesquisando percebi que é palha brasileira mesmo.
Tem origem controversa pois apesar de acreditar-se que teve origem portuguesa ou italiana, a origem é brasileira .Sua provável origem está no sul do Brasil, onde também nasceu o brigadeiro.A palha sofreu influência da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica de imigração de portugueses e italianos para o sul do país. A origem do nome "palha"acredita-se ter recebido influência do doce "salaminho de chocolate" português.Em sua receita , além do biscoito Maria temos amêndoas sem pele, ou seja, sem palha. No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou.Nada foi encontrado que nos convencesse que o doce tivesse origem italiana.Trata-se de um doce que nasceu da mistura das culturas,isso sim.
Receita da Palha Italiana ou Brasileira(como preferirem)
(por Patty Martins)
Ingredientes para 16 pedaços:
-1 lata de leite condensado(395 g)
-2 colheres (de sopa) de achocolatado ou chocolate em pó
-1 colher (de sopa) de manteiga
-1 pacote de biscoites maisena ou de leite(umas 200 g).Pode usar o Maria.
-açúcar refinado
Modo de preparar:
Primeiro fazer um brigadeiro. Colocar o leite condensado, a manteiga e o achocolatado em uma panela e levar ao fogo baixo,sempre mexendo. Usar uma panela com fundo mais grosso. Quando começar a ferver, marcar de 8 a 10 minutos até o doce soltar do fundo da panela.Retirar do fogo.
Quebrar os biscoitos em pequenos pedaços.Adicioná-lo ao brigadeiro, fora do fogo.. Misturar bem e despejar em uma forma untada com manteiga. Espalhar bem, mas não deixar muito fino. Quando esfriar, cortar em pedaços e passar açúcar refinado.Guarde num pote fechado ou embrulhe cada um em papel celofane.
tradição da escola que perdura até os nossos dias. Recordação que adoça as nossas memórias!
ResponderExcluirMemórias que se eternizam mesmo Cecilia.
ExcluirTacia! Eu, AQUI! Às 23:57 de uma Segunda Feira ! E, você aparece com essa história Palha Italiana!?
ResponderExcluirOlhe o meu sofrimento , Mulher!