segunda-feira, 8 de abril de 2013

Homossexualidade na Grécia Antiga



Refletindo sobre Homossexualidade

         Os gregos consideravam a homossexualidade uma coisa normal. Se um homem achava uma mulher atraente, então não era surpreendente o fato de achar os garotos atraentes também e optar por procura-los ativamente.
         A situação normal era a de que um homem mais velho (o erastes, que significa “amante”) procurasse os carinhos de um rapaz mais jovem (o eromenos, ou o “amado”).
         O lugar mais comum onde esses relacionamentos aconteciam era a “palestra” no ginásio, onde os homens adultos observavam os jovens
se exercitando. Sendo esse o caso, apenas os aristocratas desocupados, com bastante tempo disponível, poderiam ter relações homossexuais.
         Esse breve poema abaixo, escrito por Fânias, descreve o seu amor por um menino que estava ficando mais velho para ser considerado um “eromenos” e ele mostra o quão rapidamente esses relacionamentos chagavam ao fim.

      “Por Têmis e pelo vinho que me deixou levemente embriagado, o seu amor não vai durar muito, Pânfilo. Já existem pelos em sua coxa, no seu rosto e mais adiante, em outro lugar cobiçado. Mas um pouco da antiga fagulha continua lá, então, não seja mesquinho, a oportunidade é amiga do amor”.

         Isso não quer dizer que os gregos não zombassem da homossexualidade; as peças de Aristófanes são cheias de gracejos. Mas o seu desdém era especificamente reservado para os homens que mantinham relacionamentos com outros homens de meia idade e aqueles que mostravam qualquer sinal de afeminação. Procurar meninos atraentes era totalmente aceitável; um homem maduro permitindo ser tratado como uma mulher , era outra coisa.

        O amor e o sexo entre as mulheres provavelmente acontecia regularmente na Grécia Antiga, mas nunca era mostrado publicamente e havia poucos indícios. O relacionamento mais famoso foi o da poetisa Safo (séc. VII a.C)  vinda da ilha de Lesbos  (dando origem ao termo “lésbica”). Safo escreveu belos poemas sobre o amor e a deusa Afrodite, muitos deles podendo ser interpretados como sendo tanto sobre homens quanto sobre mulheres, porém sabemos pouco sobre a sua vida real. Os gregos não reconheciam Safo como lésbica, apenas os leitores mais modernos.
Os poemas de Safo são evocações maravilhosas dos tempos antigos em que viveu antes que os gregos começassem a registrar sua história.


Fonte: "Os gregos Antigos para Leigos" ( Stephen Batchelor)




6 comentários:

  1. O brilhantismo apaixonante da escritora torna o texto suavemente doce. Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleucemir.O texto não é de todo meu porque fui pesquisar à respeito.Porém transcrevi e quis passar para os leitores porque achei um importante registro histórico à respeito do homossexualismo.

      Excluir
  2. E depois veio o Cristianismo transformando tudo em pecado...

    ResponderExcluir
  3. E as pessoas tornaram-se infelizes, pressionadas pelas religiões.

    ResponderExcluir