Kalanta é palavra originada dos romanos=calendas.
Na tradição grega e cipriota, as crianças saem em grupos tocando triângulos e entoando canções folclóricas correspondentes ao que festejam.Existem canções próprias para três datas especiais :Nascimento de Jesus, São Basilio (corresponde ao Ano Novo) e batismo de Jesus no Rio Jordão. Ao mesmo tempo que cantam,desejam boas festas aos donos das residencias que visitam.As canções seguem um formato mais ou menos padrão. Começam por exaltar a festa religiosa relevante, em seguida oferecem elogios aos donos de casa e seus familiares e,normalmente terminam com um educado pedido de recompensa ou agrado, prometendo voltar no ano seguinte.
Muitas canções são regionais, outras são comuns a todo país.Exemplos disso são: o kalanta de Peloponeso ("Cristougenna Protugenna") , o Costantinopolitano ("Kalen hespéran, archontes") e o kalanta de Ano Novo ( "Archimēniá ki archichroniá")
Em tempos mais antigos, as crianças pediam e recebiam brindes como frutas secas , ovos, nozes ou doces. A partir do século XX,isso foi sendo substituído, gradativamente, por dinheiro.
Kalantas ou Carolings também são feitos por bandas, coros, estudantes que procuram angariar fundos para viagens ou caridade, membros de sociedades folclóricas, ou simplesmente por grupos de simpatizantes. Muitas canções conhecidas internacionalmente, por exemplo, "Silent Night", "O Tannenbaum" ou " Jingle Bells ", também são cantadas em tradução grega.
Naná Muskori entoa uma dessas canções :
ADORO TRADIÇÕES!!!
ResponderExcluirEmociona de tão lindo! Canta ao coração! ♫ ♫ ♫ ♫ ♫
ResponderExcluirTão lindo quanto a tradição do terno de Reis aqui no sul, emocionante!
ResponderExcluir