terça-feira, 24 de abril de 2018

Café da manhã grego





O valor de ter um café da manhã é indiscutível, como é a importância da dieta mediterrânica. Mesmo a UNESCO citou isso por seu significado cultural. O café da manhã grego é a combinação ideal destes dois e o combustível perfeito para mantê-lo energizado durante suas explorações nesta bela terra!
Os ingredientes básicos para um café da manhã grego são pão, compotas e marmelada, frutas e legumes frescos, azeite, iogurte, mel e doces, queijo e pita, mas cada região da Grécia é famosa por seus próprios produtos tradicionais e receitas.

A coroa do café da manhã grego é pão. O pão tem sido parte integrante de rituais e refeições desde os tempos antigos, quando foi oferecido em sacrifícios, e seu papel na vida religiosa foi mantido na nova religião, o cristianismo.
Nos tempos mais antigos, cada dona de casa fazia o pão da sua família duas ou três vezes por semana, adicionando ocasionalmente especiarias como orégãos, azeitonas ou passas para realçar o sabor. Hoje, as padarias em toda a Grécia cozinham pão premium diariamente usando trigo, cevada ou farinha de trigo, cada uma seguindo receitas tradicionais cujas origens se perdem no tempo.

No norte da Grécia e especialmente na capital regional de Thessaloniki, o tipo mais popular de pão é o koulouri, uma espécie de pão redondo assado com sementes de gergelim e uma pitada de sal.

Biscoitos feitos de cevada ou trigo são tão populares no sul quanto o koulouri fica no norte. Em Creta e Karpathos, eles são assados ​​com uma pitada de cominho para acentuar seu sabor rústico; na ilha de Lesvos eles preferem o anis e em algumas ilhas das Cíclades, açafrão. Ocasionalmente, as bolachas são assadas em tamanhos menores, com mel ou açúcar, para serem consumidas como doces, com seu café grego ou suco de laranja espremido na hora.
Há tantas maneiras de desfrutar de pão acabado de cozer! Na tradição culinária grega, o pão acompanha virtualmente qualquer prato, queijo ou marmelada. A arte de transformar frutas de alta qualidade em deliciosas marmeladas ou geléias foi revivida nos últimos anos. Muitas pequenas cooperativas e associações de fazendeiros fabricam seus próprios jarros feitos à mão e os vendem em mercados locais usando apenas produtos naturais e sem conservantes. Figos, amoras, morangos, cerejas, pêssegos e outros estão entre os diferentes sabores que você pode encontrar para venda. Você pode derramar algumas colheres de chá da sua geléia favorita em uma tigela de iogurte grego gelado para uma maneira doce e saudável para começar o dia.

Para um toque moderno em um café da manhã tradicional, você pode combinar geleias doces com queijo salgado. O queijo também tem um papel central na vida grega há milhares de anos, com a produção de queijos e o consumo de alimentos sendo mencionados em textos tão antigos quanto a Odisseia de Homero. Naturalmente, você está familiarizado com o queijo feta que é produzido em muitos lugares em toda a Grécia, mas há também centenas de outras variedades de queijo que são preparadas em diferentes locais e cujo sabor rico é definido pelo clima, receita e técnica usada. A graviera e manouri de Creta, kalathaki de Lemnos e o kopanisti de Mykonos estão entre algumas das variedades mais conhecidas de queijo grego que podem ser combinadas com uma ampla seleção de salames e carnes curadas como apaki de Creta e sigklino de Mani para ofertas deliciosas.
Muitos visitantes, impressionados com a complexidade do jantar gourmet e da complicação excessiva das receitas, desejam voltar ao gosto autêntico que define o mapa culinário grego. A melhor maneira rústica de desfrutar do melhor que a Grécia tem a oferecer é pulverizar uma fatia de pão acabado de cozer com azeite extra virgem e comê-lo com uma pitada de sal e orégano. Você então entenderá por que a oliveira era a árvore sagrada da antiga Atenas e compreenderá por que os atletas competiam por nada mais que uma coroa de oliveiras. Hipócrates, o pai da medicina, sublinhou as qualidades benéficas que este óleo abençoado tem na cura de feridas e outras doenças. Os gregos usam azeite em quase todos os lugares: na culinária, em saladas, em um biscoito de cevada com queijo feta e orégano ou ao assar o feno tradicional para fazer pita.

A pita grega é feita colocando duas folhas de massa feitas à mão - uma sobre a outra com um recheio e assando-as no forno. Os fylla são feitos usando apenas água, farinha e azeite. No decorrer das eras, inúmeras receitas para encher o fylla foram criadas em toda a Grécia e cada área se orgulha de produzir o recheio mais saboroso. Pitas populares são pita de espinafre ou spanakopita, pita de queijo feta ou tyropita e pita de abóbora doce ou kolokythopita. Exceto por variações no recheio, também há variações na forma e no tamanho da pita, que são ideais para comer no início do dia.

Falando de fyllo, ele também aparece proeminentemente no final de muitas refeições gregas, já que as donas de casa costumam preparar dois tipos de sobremesa: siropiasta (que significa uma categoria de doces que geralmente são feitos de fyllo e recheados com doce recheio em calda deliciosa) e tou koutaliou ou colher doces, que são frutas naturalmente conservadas em calda. Os últimos são chamados de doces de colher porque eles são tradicionalmente servidos em um prato pequeno com uma colher pequena. Alguns dos sabores típicos são laranja, bergamota, cereja ácida, rosa e figo. Normalmente, eles são combinados com iogurte ou sorvete.

Um café da manhã tradicional grego seria incompleto sem uma variedade abundante de frutas frescas cobertas com mel e nozes secas. Isso favorecia a delicadeza que os antigos atenienses desfrutavam nos simpósios. Outro lanche favorito mencionado em textos antigos é pasteli, um doce bar feito com sementes de gergelim, amêndoas e mel.
Reconhecendo o valor nutricional do café da manhã grego, muitos hotéis e pousadas de toda a Grécia agora se preparam e oferecem para os hóspedes. Conhecer a culinária de um povo pode ajudá-lo a entender melhor sua história e seu patrimônio. No caso da Grécia, a participação no café da manhã grego abrirá novos horizontes culinários e lhe apresentará uma série de produtos naturais e premium e hábitos alimentares.
FONTE: www.definitelygreece.com




QUEIJOS VARIADOS DEPENDENDO DE CADA REGIÃO DO PAÍS








IOGURTE COM GELÉIAS VARIADAS DE FRUTAS DA ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário