quarta-feira, 9 de maio de 2018

Panagia Kakaviotissa- a igreja sem teto da ilha de Lemnos.





Panagia Kakaviotissa, trata-se de uma capela perto da aldeia de Zemata, na ilha de Lemnos, Grécia. Situa-se no topo da montanha, entre rochas imponentes, um lugar que provavelmente abrigou um templo dos primeiros cristãos e eremitas no período bizantino. Essa região é conhecida desde 1305, ano que chegaram monges , vindos do  mosteiro de Agios Eustratius instalando-se nessa igrejinha, no intuito de se protegerem de ataques turcos.
A Panagia (Nossa Senhora) foi chamada de Kakaviotissa , por estar a igrejinha localizada na montanha de Kakavos. É a única igreja sem teto , construída numa caverna. Não se trata exatamente de uma caverna mas de um recesso formado pelas rochas.Sob esta sacada rochosa, ascetas do ano 1305, escolheram o lugar para praticar o louvor à Virgem Maria.O templo foi construído para abrigar os monges. Depois de todos mortos, outros não foram lá viver. O último sobrevivente, decidiu ir embora e viver no Monte Athos. Antes de partir deixou o ícone da Panagía a um cidadão da ilha, da família Mumtzy.
Há livros cristãos preservados. A igreja só funciona nas “Lamprotrite”, no dia 9 abril, em memória de S. Rafael, S. Nicolau e Santa Irene. Nessi dia o ícone é levado à igrejinha para a celebração.

Fonte: http://www.mylemnos.gr




Nenhum comentário:

Postar um comentário