quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Após mergulho em mares gregos




          A preocupação é grande com a destruição da natureza pelo homem.
Se não houver conscientização e medidas efetivas, nosso futuro será bem sombrio.
O que nos dá uma esperança é a iniciativa de certas pessoas,visando o bem coletivo e a preservação da natureza em geral.
Por acaso, li uma reportagem que me chamou a atenção e ,por isso ,lhes passarei o conteúdo:
Uma reportagem no site News 247, intitulada: "Como um mergulho nos mares da Grécia mudou a vida de um adolescente de 16 anos".(Por Ana Michail)



         "O jovem holandês de 19 anos está por trás de um método revolucionário de limpeza  dos oceanos e de soluções do problema "sopa de plásticos".
Tudo começou após um mergulho que ele fez, aos 16 anos, numa praia da ilha de Lesbos , na Grécia. Lá encontrou mais do que peixes, encontrou muito plástico. Esse incidente infeliz, despertou nele a vontade de começar um projeto ambicioso que combina ecologia, empreendedorismo e tecnologia. um projeto capaz de resolver o problema do lixo em sedimentos em todo o mundo.
        Embora sendo apenas um estudante de 16 anos, passou 6 meses  pesquisando sobre poluição
derivada de plásticos  e os problemas com a limpeza. Trabalhou com uma equipe de 100 pessoas e, por isso, após alguns anos, surgiu a matriz do Cleanup Oceano.  Trata-se de uma idéia revolucionária apresentada em TEDXDelft 2012.Com esse método limpa-se mais lixo dos oceanos em menos tempo.



        Cerca de 70 pessoas , entre oceanógrafos, engenheiros e advogados participaram do estudo de viabilidade, atendendo aos aspectos e questões legais e quantitativas, resistência às inteméries e custos. Teve grande papel o advogado greco-canadense Nicholas Katsipontis.
O Ocean Cleanup ganhou o maior prêmio de engenharia da Universidade Tecnológica de Delft e Boyan Slat é reconhecido como um dos 20 jovens empresários mais promissores em todo o mundo.

                                  O que seria limpeza do oceano?
        Enquanto a maioria  das idéias para reduzir a praga do plástico nos oceanos depende de vários navios efetuando a coleta, o "Ocean Cleanup matriz", explora o poder das correntezas marinhas para efetuar a limpeza de maneira prática. A idéia é simples: "Por que devemos ir em busca do lixo se o lixo pode vir até nós"
O Cleanup consiste em fazer várias explosões para recolher o lixo, que depois seria separado dos plásticos.
O projeto do Cleanup inclui dois braços enormes flutuantes, com comprimento de 50 km, em um "V" e são ancorados no fundo do oceano.Dos dois braços gigantes sairão cortinas de plástico resistente, que ficarão 3 mts abaixo da superfície do mar.
As correntes oceânicas levariam os resíduos para o "V" da construção e os plásticos serão coletados em uma plataforma flutuante cilíndrica de 11 metros de diâmetro, capaz de armazenar até 3000 metros cúbicos de plástico.Depois serão recolhidos por um navio.Uma correia alimentada por energia solar, cortará os maiores pedaços antes que atinjam o cilindro.




Perto do sonho

        Hoje, após um ano de estudos de viabilidade e depois de receber muitas críticas e ceticismo por parte da comunidade científica, Slat quer criar um programa piloto que será executado nos próximos três ou quatro
anos antes da criação da primeira operação "Ocean Cleanup Matriz" no Pacífico Norte.
Para implementar o plano,Slat criou um site para receber US $ 2.000.000 em 100 dias.Ele conseguiu arrecadar metade após 32 dias. Até hoje  esta campanha recolheu 1,7 milhões.


        Se isso vingará ou não,veremos! No entanto, só através de iniciativas criativas e corajosas como essa, teremos algum futuro nesse nosso planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário