domingo, 13 de julho de 2014

Dragasia-Dragatsula



          Quase todas as famílias na Grécia tem alguma terrinha no interior , já herdada de seus antepassados.Lá geralmente há plantação de oliveiras de onde provém o azeite que usam o ano todo.
          Na minha adolescência, quando fui à Grécia conhecer meus parentes, minhas primas e primos me levaram a um sítio ao lado do mar, em Vromoneri, Gargagliani, Messinia( sul da Grécia).
Havia uma casa bem antiga, na época sem energia elétrica e sem água encanada.
Para nós jovens,recém saídas da adolescência,tudo era diversão. À noite acendíamos as lamparinas de querosene. Os banhos, na volta da praia, eram de balde com água tirada do poço: um gelo! Na época não dirigíamos ainda e pegávamos carona em tratores para irmos ao centro da cidade.
          Minha prima mais velha, reclamava do calor e ia dormir fora da casa , numa dragatsula.
Construída bem acima do chão, havia uma pequena cabaninha. Lá ela montava um colchonete e dormia. Quanta coragem!
          Outro dia comecei a relembrar tudo isso e fiquei curiosa a respeito da "dragatsula". Fui pesquisar e descobri a origem de tais cabanas.

          Historicamente, na Planície de Tessália, os agricultores construíam pequenas cabanas bem no alto, de madeira e galhos ,afim de poderem fiscalizar suas plantações .Ficava um policial rural, denominado "dragatsi" para patrulhar toda a área. Esses policiais rurais, cuidavam das plantações, protegendo-as de animais e ladrões. Para subirem até a dragasia, os dragatsis, construíam degraus de madeira. Geralmente a cultura era sazonal, por isso ficavam na região até a maturação das uvas, melancias e outras plantações. O pagamento desses dragasis , era feito pela comunidade  ou pelos produtores de videiras ou hortas.

                                                                        Dragatsula    

                                                                            Dragasis                           

          Como na Grécia faz muito calor no verão, muitos faziam essas dragatsulas(pequenas cabanas) para descansar e dormir pois era mais fresquinho.
Hoje tudo isso são só lembranças de um tempo em que não se precisava de muito para ser feliz.
Acredito que dávamos muito mais risadas com nossas lamparinas, nosso banho gelado de balde, nosso mar com a praia quase deserta, nossas batatas fritas com azeite , em fogão de lenha, nosso vinho feito com as     uvas de nossas terras.
          Hoje nessas mesmas terras, há confortáveis casas com tudo que a modernidade pode proporcionar.Alguns de meus primos e primas, já aposentados , resolveram trocar Atenas pela paz de suas terras onde desfrutam do campo e da praia. No  verão recebem a família,os netos e assim levam a vida .

Fonte da pesquisa sobre Dragasia=dragatsula-http://tovaltino.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário