segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Galo com macarrão(kokkoras me makaronia)

 



Galo com macarrão

(kokoras= galo)

 

De repente me veio uma memória do prato amado do meu pai:

Macaronia kokinista me kokora-

Meu pai , durante alguns anos de sua vida, costumava passar meio ano na Grécia e meio no Brasil. Odiava inverno e fugia do mesmo.

Quando na Grécia, fez amigos muito queridos.

Toda vez que era convidado para almoçar na casa de algum deles, pedia makaronia me kokora=macarrão com galo.

Trata-se de um prato bem tradicional da culinária grega servido principalmente aos domingos com a família reunida.

Fica super saboroso. Passarei a receita para vocês.

Confiram

Ingredientes

1 galo com cerca de de 2 kg, cortado em porções

1 pacote de macarrão(de preferência n. 5)

2 cebolas grandes, finamente picadas

2 dentes de alho picados

5 a 6 tomates frescos amassados ou 1 caixa de tomates pelados

200 ml de molho de tomate

1 colher de sopa de açúcar

1 copo de azeite

½ taça de vinho branco

Cravo, canela e páprica doce em pó

1 folha de louro

Sal, pimenta moída

Queijo ralado e canela em pó para polvilhar.

 

Modo de fazer

Numa panela aqueça o azeite e coloque o galo em pedaços. Junte a cebola, o alho e continue refogando em fogo baixo até que a cebola fique dourada.

Adicione o vinho e junte os tomates, o sumo de tomate, o açúcar, a canela, a páprica, o sal e a pimenta, a água e deixe ferver a uma temperatura baixa, por cerca de 1 hora .

Em outra panela, em bastante água fervente salgada com sal grosso, coloque o macarrão para ferver.

Quando pronto, coe,

Aqueça  azeite e jogue o macarrão.

Quando o frango estiver pronto, coloque o macarrão numa travessa, polvilhe com canela e acrescente queijo ralado.

Coloque o galo por cima e bom apetite!

 

Fonte:sintayes.gr

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário