quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Por que as casas das ilhas gregas não possuem telhados?



Foi-me perguntado qual o motivo das casas nas ilhas gregas não possuírem telhados.
Das várias explicações que pesquisei, transcorrerei sobre a que me pareceu mais sensata . Baseei-me numa explicação de um arquiteto grego que apenas aparece como Nick de Atenas. Esse responde a esse questionamento no Tripadvisor.
Tentarei traduzir de uma forma mais simples, já que está em inglês.
Na maioria das ilhas gregas, como é o caso de Santorini, há basicamente dois modos de fazer um teto :  fazendo cúpula com pedra ou um terraço nivelado onde as pessoas podem pisar.
Esse fato diz respeito a razões de construção.
Cúpula é uma das primeiras formas estruturais trabalhadas arquitetonicamente na pedra. As cúpulas esféricas são usadas na Grécia desde 5800 a.C. Os gregos , por volta de 1.500 a.C trabalhavam muito com cúpulas esféricas e piramidais. Deram como herança essa técnica aos romanos que criaram arcos e outras coisas usadas até hoje.
Por que fazem cúpulas?
Porque é o jeito mais fácil de fazer um teto quando a única coisa que você tem ao seu redor são pedras, como matéria prima.É o mesmo raciocínio dos esquimós que fazem seus igloos com o que possuem ao redor:neve, gelo. Boa qualidade de madeira é rara nas ilhas como também argila para fazer telhas. Pedra, algumas madeiras mais leves é o que existe em abundância por lá, portanto, através dos séculos , é válido esse tipo de construção.


5 comentários:

  1. Tacía, eu amo a Grécia (estive em Atenas em 1992) e adorei encontrar os seu blog. Seus posts são muito ricos, parabéns! Vou ler tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por prestigiar meu blog. Faço com muito amor. É apenas um jeito de perpetuar minhas raízes!

      Excluir
  2. Estive na Grécia o mês passado e me encantei . Observando o teto das casas em Santorini vi que a parte do piso e sustentado por toros de madeira , me espantei muito porque no Brasil e sustentado por laje e também achei interessante os terraços suspensos sem ter nenhuma sustentação embaixo . As ilhas são lindas , amei muito .

    ResponderExcluir
  3. Tacía, Estive em várias ilhas da Grécia em junho de 2023, reparei também que tem muitas casas que não possuem telhas e nem cúpulas, e com suas extremidades são boleadas, sabe me responder o motivo?

    ResponderExcluir