sábado, 15 de setembro de 2018

A rústica e deslumbrante Mani (em Peloponeso)



Sempre ouvi falar de como as pessoas nascidas na região de Mani eram e são fortes, resistentes, duras na queda!
Meu pai costumava chamar minha mãe de maniata quando via o tanto que aquela mulher era guerreira. Forte fisicamente e psicologicamente .
Eu quis constatar o porquê disso tudo e fui, com minha filha, desbravar a região, conhecer os familiares, sentir aquele solo rústico, pedras por todos os lados, muitas oliveiras. Imaginamos o quanto pode ser difícil construir algo tendo que perfurar pedras.
Toda a região é constituída por cânions, cidades com castelos, cavernas, lagos e praias. A região de Mani é feita de história e de pedra.
A paisagem é árida, áspera. Casas reminiscentes com torres, assentamentos de pedra, igrejas bizantinas, pequenas enseadas e cavernas. Mani, uma sociedade fechada, organizada durante séculos.
Moradores nas encostas íngremes do sul da Montanha Taygetos e constantemente em guerra, os maniates desenvolveram um forte senso de autonomia. O que o visitante vê hoje é o que ele está autorizado a ver.
Que cada  visitante saiba sugar da magia desse lugar!



Vale à pena observar as torres que existem nessa região. Só nessa região se vê um espetáculo tão imponente.. Volumes de pedras resistentes, erguendo-se na terra.Ficavam no alto para ter poder defensivo. Construções próprias para enfrentar batalhas, sem janelas, poucas aberturas.
Por toda  Mani, encontramos construções byzantinas, principalmente igrejas. Geralmente são pequenas, humildes. Monumentos de beleza e fé.
A maioria tem enorme valor arquitetônico e visual.



A aldeia de Vathia é um aglomerado de imponentes torres. O   assentamento é distinguido pela sua beleza e é um monumento à tradição arquitetônica de Mani.



Nessa região também chegaremos às Cavernas de Diros.
Trata-se de um rio  subterrâneo nas rochas. Atmosfera impressionante, formas e cores incomparáveis  que beiram à  perfeição.Os espeleólogos acreditam que as cavernas de Diros estão entre as mais importantes do mundo.





Descendo de Aerópolis para o mar, encontramos Limeni, vila costeira de beleza indescritível, em que há várias casas e torres magníficas, bons reataurantes e pousadas.



Há ainda uma sequência de curiosidades nessa região tão
 singular.
Para percorrer essa região, as estradas são cheias de curvas, paisagens estonteantes. Eu” morri” de medo mas não poderia deixar de desbravar tanta beleza com  tamanho significado.

Fonte: discovergreece.com e “nosso olhar” cuidadoso e amoroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário