quinta-feira, 9 de novembro de 2017

STEFANA- coroas


Em momentos doloridos, remexendo coisas de minha mãe, falecida há poucos dias, fui tomada por profunda emoção.
Deparei-me com uma preciosidade. Numa linda caixa-quadro, estão as coroas usadas por meus pais em seu casamento em 1954, na Grécia.
Στεφανα-  Essas coroas são símbolos reais. Com o casamento, um novo reino, uma casa, uma família são criados.
O sacerdote, numa cerimônia ortodoxa, depois de abençoar as coroas sobre o Evangelho, faz sinal da cruz nas cabeças dos noivos e invoca o próprio Deus, coroando-os com glória e honra em seu novo reino, onde devem reinar com sabedoria e justiça.
As coroas de casamento também lembram as dos mártires, destacando o martírio da vida cristã e os sacrifícios que precisam ser feitos no casamento.  Elas simbolizam o vínculo eterno do casal . O padre, simbolicamente, no final da cerimônia , amarra as fitas juntando as coroas.
Essas coroas já eram usadas na Grécia Antiga e eram feitas de plantas, dedicadas à Deusa Afrodite: ramos de oliveira e limoeiros, que simbolizavam a beleza, fecundidade,e convivência harmoniosa. As coroas de limoeiros com suas flores brancas, simbolizavam a pureza e virgindade e foram estabelecidas nos casamentos ortodoxos gregos.
Depois de unidas, as coroas são guardadas em uma caixa ou armarinho como herança sagrada do casamento, garantindo que esse vínculo nunca será dissolvido por ninguém!


Essa caixinha do tipo para pendurar é a de meus pais e já tem 63 anos.



Um comentário:

  1. Amei sua explicação das coroas do casamento ortodoxo!👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir