sexta-feira, 18 de setembro de 2020

A igrega das árvores- Agia Teodora

 


A igreja das árvores- Agia Teodora

 

Essa igrejinha invadida por 17 árvores é chamada de Igreja milagrosa e fica em Arkadia, Grécia.

A tradição afirma que o milagre da natureza está relacionado com o martírio da santa.

A igrejinha é rodeada e até invadida por 17 árvores. Os galhos brotam do telhado enquanto as raízes, que não são visíveis, atravessam suas paredes e acabam no solo. É certo que se um fator humano intervir para derrubar as árvores ou para melhorar algo na igreja, o prédio será destruído.

Muita água correndo no riacho abaixo da igreja rega as árvores.

Ambos, rio e árvores, surge do desejo de Santa Teodora que, dizem, rezou uma oração e disse que seus cabelos deveriam se transformar em árvores e seu sangue em rio para regá-las.

Dia 11 de setembro, todos os anos, acontece a comemoração. Milhares de peregrinos visitam a capela para adorar e admirar este complexo único. Para cegar á Agia Teodora, o visitante parte de Tripoli (Peloponeso), pega a estrada para kalamata, sai em Megalópolis e vira à esquerda em direção ´kalamata à partir da antiga estrada nacional. Após cerca de 2 km, vire à direita seguindo a estrada para Isari-Vasta. Haverá 6 km de estrada de terra até chegar a Agia Teodora. Apesar de uma estra que merece muita atenção por ter declive, valerá à pena. Existe uma taverna lá e vendedores ambulantes.

A jovem Teodora era a filha mais velha de uma família pobre e muito religiosa com um pai idoso e doente, que vivia em uma aldeia do Peloponeso chamada Vasta, nos arredores de Megalópolis. Nessa, época, o Bizâncio, cada família tinha que oferecer um homem para o exército e, se isso não fosse possível, deveria pagar a contratação de um mercenário para representa-la. Como a família de Teodora não pode cumprir nenhuma das duas possibilidades, ela fingiu ser homem e se juntou ao exército de sua aldeia. Uma jovem se apaixonou pelo “jovem soldado”=Teodora. Como se sentiu rejeitada, dormiu com outro soldado e engravidou, acusando “Teodora”.

Teodora não queria revelar o segredo. Durante uma oração pediu que seus anos fossem árvores e que  seu sangue as regasse.

Outra teoria afirma que Santa Teodora era Augusta Teodora, filha do imperador Constantino IX da Dinastia Mecedônia, que teria reinado como homem de 1055 a 1056. Ela teria adoecido e morrido, enquanto outros especulam que o próprio pai a matara e enterrara no local.

Alguns séculos depois, por volta do século XII, foi construída neste local uma pequena igreja em homenagem à Santa Teodora, para onde seus restos mortais foram levados e enterrados. Nesse local da igreja cresceram 17 árvores, o número de anos de Teodora quando de sua morte. Assim completou-se a lenda de santa Teodora.

 

Fonte: megalopoli.gov.gr




quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Descobrindo Mani


Mani


Famílias, casais românticos, amantes da arquitetura medieval, cada um encontrará seu próprio pedaço neta terra implacável. Gythio, Aerópolis, Koita, Pyrgos Diros, Kokkinogeia, Gerolimenas,Limeni, Itilo, Kardamili. Aldeias encantadoras, algumas mais conhecidas mas escondidas para os iniciados que as descobrirão , fazendo um passeio pela região. Levará duas horas e meia para percorrer 110 km de estrada asfaltada.

Partindo da Aldeia de Koita, siga para o sul até a aldeia de kokkinogeia, de onde, após uma caminhada de 30 minutos, você chegará ao Farol de Taynaros, extremo sul do continente europeu onde, segundo a mitologia, o portão de Hades estava localizado.



Retornará pela aldeia de Lagia com suas igrejas bizantinas e cruzando a Mani oriental, você encontrará vilas pitorescas e praias maravilhosas. Chegando em Kotronas, você retornará à estrada Aerópolis-Pyrgos para caminhadas por aldeias pitorescas de Aerópolis. A apenas 5 km ao norte da Torre Diros, você fará uma excursão única à Caverna de Diros, considerada a mais bela caverna lacustre do mundo. 



É composta por 3 cavernas:Alepotripa, Katafygi e Vlychada que podem ser visitadas. Perto da caverna, está o Museu Neolítico com ricas descobertas que fornecem um quadro completo da vida do homem neolítico.

Os pitorescos portos de Limeni e Itilos, estão em ordem, assim como as aldeias de Thalames, Agios Nikolaso e Stoupa até chegar a Kardamili, a mais sofisticada e pequena cidade  da messiniana Mani.Nessa região, os tons terrosos e os tons de cinza da Montanha Taygetos se alternam com o azul do golfo messiniano.


                                                                          Limeni 


                                                                             Kardamili

                                                                          Stoupa

Construções de pedra em Mani. Esse é um hotel da região.


FONTE:attravel.gr

 

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Muffins de abobrinhas


Muffins de abobrinhas

 

Abobrinhas são vegetais de baixa caloria, ótimos para fazer um lanche sem arrependimentos. Ótimos para o café da manhã ou para um lanchinho ao longo do dia.

Ingredientes para 12 muffins

1 ½ kg de abobrinhas raladas

1 cenoura ralada

125 gr de milho em conserva

1 cebola pequena picadinha

100 gr de presunto picado

1 xícara de farinha de trigo

6 ovos

1 xícara de queijo ralado de sua preferência

Modo de fazer

Pré- aqueça o forno a 180 graus e unte as formas dos muffins

Frite a cebola em uma frigideira antiaderente até ficar macia e deixe esfriar.

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma mistura homogênea.

Divida a mistura nas forminhas e leve ao forno por 25 a 30 minutos até dourar.

Fonte: savoirville.gr

Foto: www.healthymummy.com