sexta-feira, 10 de agosto de 2018

SKAFIDA ou Skafidi



Era mais um dia quente no verão grego e nosso quinteto desbravava as ruelas de OIA em Santorini. Fome e sede já tinham nos atacado.
Procurávamos algum lugar para almoçar e descansar mas que não fosse aqueles restaurantes típicos para turistas.
Surge de repente num cantinho das escadarias, uma pequena taverna com umas 4 mesinhas. Foi lá mesmo que resolvemos ficar e tivemos muita sorte. Nada de luxo, apenas beleza na simplicidade.
Lá veio o rapaz, um dos donos desse mini restaurante familiar nos dando as sugestões deliciosas do dia. Fizemos nossos pedidos e enquanto aguardávamos , algo na parede me chamou a atenção! Imediatamente minha memória encontrou uma “SKAFIDA”, ou skafidi ou skafi.
Uma espécie de recipiente retangular que poderia servir para preparar a massa do pão que era o principal alimento na antiguidade grega. Não discorrerei sobre como isso era feito porque a minha memória chamou para o dia em que num inverno rigoroso, em Marathos, Grécia, em época em que ainda não havia energia elétrica, chuveiros e coisas do tipo, uma Skafida foi usada por minha tia para me banhar. Era assim que banhavam as crianças naquela época.
Meu pai contava que a Skafida servia como canoinha para ele e seus irmãos brincarem nas águas azuis dos mares da cidade. Aproveitavam a hora da sesta, logo depois do almoço, deixavam os pais adormecerem pegavam a skafida e se mandavam escondidos e nus. Nus sim porque a mãe lhes escondia as roupas para que não se aventurassem pelo mar.
Meu pai contava que, numa dessas vezes, eles demoraram a voltar e o pessoal da cidadezinha já se encontravam nos cafenios(cafés). Tiveram que ir pelos cantinhos, nús , e descobertos levaram aquela sova!
Em frente à cidadezinha de Marathos, existe uma ilha pequena chamada Proti. Era para lá que eles fugiam com a skafida até que fossem descobertos.


                      






















Nenhum comentário:

Postar um comentário