Conhecendo o pai da medicina
O mais famoso e influente médico da Antiguidade foi Hipócrates,da Ilha de Cós, Grécia.( 460-377 a.c).
Hipócrates acabou seguindo os passos do seu pai que era médico.Com o tempo, ele deixou a Ilha de Cós e foi a Atenas, durante a Guerra de Peloponeso, onde cuidou das pessoas que padeciam com a peste.
O que tornou Hipócrates especial, foi o fato de ser um dos primeiros gregos antigos a afirmar que as doenças eram causadas por fatores naturais e não por punição dos deuses. Ele era um entusiasta de uma dieta saudável, de condições de limpeza e do uso de ervas e de pomadas para tratar os pacientes. Devido ao seu estilo de vida saudável , dizia-se que teria vivido até 120 anos, porém, isso não aconteceu!
Após a Guerra de Peloponeso, retornou a Cós e fundou a sua própria escola de Medicina e escreveu a "Coleção Hipocrática". Esse livro compacto incluía 60 ensaios diferentes sobre as boas práticas médicas, incluindo o famoso "Juramento de Hipócrates".
o Juramento de Hipócrates foi escrito por ele como uma orientação aos jovens médicos sobre a maneira de agir. Ele inclui promessas para não realizar abortos, eutanásia ou qualquer cirurgia para as quais não foram treinados ou ter relações sexuais com os pacientes. Muito da linguagem e da filosofia do juramento está ultrapassada hoje, porém, alguns médicos ainda fazem esse juramento.
Fonte:"Os Gregos Antigos para leigos" de Stephen Batchelor
OBS: O Dr.Drauzio Varella, escreveu um artigo à respeito do Juramento.Quem tiver interesse veja no seguinte link:http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/o-juramento-de-hipocrates/
Nenhum comentário:
Postar um comentário