Acredito que fazemos um pouco de confusão quando falamos em narcisismo.
Nos últimos tempos, notamos mais essa personalidade através das redes sociais.
Fica escancarado quando a necessidade de holofotes, de aplausos, extrapola uma simples boa auto-estima ou até vaidade.
O egoísmo existe e não é raro. Muitas vezes nos colocamos acima dos outros, de alguma forma.
Por outro lado, existem pessoas que irão sistematicamente colocar seus desejos acima das necessidades das outras. Essas pessoas podem sofrer de transtorno de personalidade narcisista, uma doença mental grave.
Falemos de algumas características do indivíduo que sofre desse transtorsno.
Trata-se de uma pessoa muito egocêntrica, que pensa só em si, que ama mostrar todos os seus talentos e conquistas,que acredita ser especial, que muda frequentemente de humor, que tem dificuldade em levar à sério o sentimento alheio, tem obcessão pela vitória, não aceita o fracasso e, muitas vezes, fantasia sucesso e poder.
Apesar das pessoas com transtorno narcisista aparentarem ter uma auto-estima muito elevada, o oposto é verdadeiro. Há uma insegurança que as faz precisarem sempre ter melhor aparência para deixar os outros com inveja e conseguir aplausos. São muito competitivos e se sentem ameaçados ao ver pessoas bem sucedidas. Magoam-se facilmente mas, ou não demonstram, ou sua reação será de raivosa.
Eles não conseguem manter um relacionamento calmo e de longo prazo e, na maioria das vezes, magoam as pessoas mais próximas. Recusam-se a assumir a responsabilidade por seus erros e constantemente encontram desculpas.
Não há uma maneira segura de diagnosticar um transtorno mental. Se ocorrem mudanças repentinas, o médico(psiquiatra) fará alguns testes para se certificar de que os fatores patológicos não são responsáveis e, em seguida, fará perguntas específicas para compreender melhor a personalidade do paciente. Muitos psiquiatras usam um conjunto específico de perguntas para chegar a um disgnóstico de transtorno narcisista.
A características do transtorno narcisista começam a aparecer na adolescência, mas também podem aparecer mais cedo, por volta dos 8 anos, quando a criança começa a perceber como o resto do mundo reage à sua presença.
Ninguém sabe exatamente o que causa esse transtorno, mas existem várias teorias. Pode ser devido à formação da pessoa, até mesmo à forma como ela administra o estresse. Os pais que tratam seus filhos como pequenos aristocratas , podem ter alguma responsabilidade, de acordo com um estudo recente.
Por outro lado, o oposto também é verdadeiro: crianças que crescem sem amor e atenção muitas vezes se tornam egocêntricas para sobreviver.
Não há cura para o transtorno de personalidade narcisista, mas um psicólogo ou psicanalista pode ajudar uma pessoa a aumentar sua autoconfiança, bem como ter exigências mais realistas sobre as outras pessoas. Não há medicamento mas, em alguns casos, o paciente pode estar sofrendo de depressão ou transtorno de ansiedade, e os medicamentos podem ajudar com os sintomas.
FONTE: iatronet.gr/
Autor: Diakos Thodoris
Excelente artigo.
ResponderExcluirNão tem cura nem remédio mas tratamento é o caminho
ResponderExcluir