quarta-feira, 17 de abril de 2019

Onde Nikos Kazantzakis e Alexis Zorbas viveram?


Onde Nikos kazantzakis e Alexis Zorbas viveram?



Quando assistimos ao filme “Zorba, o grego”, temos a impressão de ter sido rodado em alguma ilha grega. Nada disso. Aconteceu numa das regiões mais lindas do sul da Grécia: Mani.
Trata-se de uma aldeia construída no sopé do Monte Taygetos, numa área repleta de olivais, que evoluiu rapidamente para uma das mais famosas estâncias turísticas da Grécia.
Para minha sorte, trata-se da terra da minha mãe. Lá estão minhas raízes, a casa da família, no meio das oliveiras, toda feita de pedras.
Essa região é cheia de lindas praias, entre as quais a Praia Kalogria, que , além de possuir uma beleza mágica , foi onde viveram ,por algum tempo, Nikos Kazantzakis e o Alexis Zorbas em 1917. Foi lá que se conheceram bem . ambos trabalhavam nas minas Prastova. Firmaram uma linda amizade na qual  se inspirou o famoso escritor kazantzakis, a escrever sua mais famosa obra: “Vida e proezas de Aléxis Zorbas”.
Hoje em dia, grande parte dos turistas que visitam a região, uma  das regiões mais selvagens e isoladas da Europa, separada do resto da Grécia pela montanha Taygetos, cercada pelos mares Egeu e Jônico, leva o livro Zorbas em mãos.
Mani é uma ponta central rochosa do Peloponeso, no ponto mais meridional da Europa.
Muitos europeus compram casas antigas de pedra, reformam interiormente e passam as férias por lá.
Essa região é segura, tranquila, cheia de beleza e com uma gastronomia deliciosa.

Fonte :Dinfo.gr


PRAIA KALOGRIAS
MAR TRANSPARENTE DAS PRAIAS DE
MANI












ALEXIS ZORBAS E KAZANTZAKIS




ALDEIA DE MANI NO MEIO DAS OLIVEIRAS

terça-feira, 9 de abril de 2019

Páscoa em kalamata



 Quem tiver a oportunidade, não deve deixar de experimentar uma Páscoa especial em Kalamata e nas aldeias da Messinia, sul da Grécia.
A Páscoa é a data mais celebrada na Grécia, em todos os cantos mas, em alguns, de forma especial. Nesses locais mantiveram-se as tradições.
A apenas duas horas de Atenas, você chega à kalamata. Destino próximo. Os habitantes da cidade e das aldeias ao redor, aderem aos costumes e tradições que nos chegam do passado.
 Uma delas são as famosas “brigas de velas”, que acontecem no Domingo de Páscoa, em kalamata.
É um costume que, de acordo com a tradição local, tem suas raízes nas batalhas dos habitantes da região com os turcos.
Essas batalhas de velas, atualmente, oferecem aos turistas uma visão impressionante.


A queima de Judas e a procissão especial em Kitries(epitáfio)
Em vários bairros de Kalamata, por exemplo em Avramogianni, tem lugar, na sexta-feira , a queima de Judase, na mesma noite, as mulheres de várias aldeias acendem lanternas e as colocam em suas janelas, criando um clima emocionante para o epitáfio.


A sexta-feira Santa é ainda mais especial em Kitries. Lá, à meia noite, os fiéis descem as antigas ruas de paralelepípedos, que os levam até a praça da aldeia.A característica marcante é o fato de colocarem o epitáfio em um dos barcos de pescadores  locais para fazer o círculo pela baía de Kitries, antes de retornar ao porto da vila costeira de Messinia.
Finalmente, na lista de costumes pascais dos habitantes de Messinia,estão os “Chamonia”, ou seja, na quinta-feira Santa, nas igrejas do norte de kalamata, os fiéis, se reúnem co  os sacerdotes e , à meia noite, entoam hinos, adentrando as primeiras horas da Sexta-feira Santa.


Os costumes da procissão em Mani
Mani é a terra da minha mãe, pela qual tenho imenso carinho.
As aldeias dessa região são uma excelente opção para o viajante que quer celebrar uma Páscoa bem tradicional. O costume chamado Litania, acontece no segundo dia de Páscoa nas aldeias da região, atrai muitos visitantes. Os fiéis juntamente com os sacerdotes, começam de manhã cedo, saindo das igrejas para cercar as aldeias, segurando ícones e cantando tropas.
Certamente Messinia é uma excelente escolha para os que quiserem viver a autêntica e tradicional Páscoa Ortodoxa Grega, longe da cidade e perto da natureza.



Fonte: foninews.gr