sábado, 29 de abril de 2017

FRAGKOSYKO= Figo da Índia


Nunca entendi como minha mãe grega, oriunda de Mani amava e continua amando esse fruto exótico e espinhoso:  fragkosyko.
Aqui chamamos de figo da Índia e pertende à  família das cactaceae.
Sua origem é mexicana mas foi espalhado e cultivado em todas as regiões tropicais e subtropicais secas do mundo há vários séculos.
Trata-se de um fruto delicioso muito apreciado pelos gregos no verão.
Crescem nos topos das folhas de pera espinhosa( que pertence ao cacto) e têm cor normalmente verde-amarelo. Sua aparência nos deixa temerosos em consumi-lo, por ter espinhos grandes e duros. Porém você se surpreenderá com o sabor delicioso,
O cultivo foi para Europa oriundo do México e se espalhou rapidamente em particular nos países do Mediterrâneo por serem de clima quente e seco.

Na Grécia esta planta selvagem é encontrada em áreas rochosas, como Mani e a Ilha de Creta.



 Esses figos têm grande valor nutricional e medicinal por conter magnésio, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas C e B, beta-caroteno, ferro, cálcio, potássio e muitos outros nutrientes.
Entre os vários benéfícios à saúde, são ótimos para unhas, pele e cabelo.

1 1)      A pele clara
As propriedades antioxidantes destroem os radicais livres que causam muitas doenças crônicas tais como artrite, cancro, doenças do coração e o processo de envelhecimento. Ajudam a manter a pele saudável e radiante. Além disso tira-se um óleo dos grãos que tem propriedades anti-inflamatórias. Ele pode ser usado para curar cortes e feridas na pele. Vitamina E e K ajudam a suavizar a pele e a reduzir  as olheiras. Por fim, tem-se argumentado que o óleo das sementes do figo da Índia é uma escolha ideal para as peles maduras, cansadas. É rejuvenescedor!

2  2)      Unhas fortes
O óleo das sementes do figo da Índia pode ser usado para fortalecer as unhas fracas e danificadas.

    3)      Cabelo brilhante
Você pode usar o óleo do figo espinhoso para fazer seu cabelo brilhar. Esse óleo pode dar ao cabelo a quantidade de ácidos graxos e proteínas superior ao óleo de argan e oferecem um brilho natural para o cabelo. Finalmente a vitamina E que contém, penetra mais profundamente no couro cabeludo, abrindo os poros.




Fonte:www.queen.gr

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Homens que não querem compromisso: Por quê?




Há um bom tempo tenho notado, principalmente entre os homens com uma beleza acima da média, o que é meio relativo, um não querer se comprometer com ninguém em especial.
Certa vez , conversando com um amigo muito bonito, cinquentão, ele me dizia que temia se comprometer porque daí como ficariam todas as “outras” que aparecessem.
Matei a charada. Como são muito requisitados, muito “badalados” , acham que sempre será assim e não querem perder os elogios, as cantadas, o assédio. Um compromisso poderia atrapalhar isso e o narcisismo deles não suportaria.
Falam em amor, encantam as mulheres mas são seres sós, na maioria. Badalações sim, compromisso , envolvimento... não.
Em consultório também já encontrei  homens lindos, bem sucedidos e com uma cabecinha atrapalhada. Preferem ter as mulheres bem jovens, com corpos esculturais para mostrar nas noitadas. De manhã , tchau e cada um para o seu lado. Trata-se de uma troca: te dou conforto, bom jantar, café da manhã num bom hotel e você me serve de vitrine, chamando a atenção para as outras mulheres e amigos.
Compromisso significa amadurecimento e certos homens preferem se manter, ao máximo ,como garotos.
Em alguns casos, decepções, amores não correspondidos, fracassos amorosos, também desencadeiam esse” não querer compromisso”. Outros sabem que compromisso envolve risco e querem estar 100% certos do que querem. Essa espera  pela certeza acaba sendo infinita.
Há também situações em que as mulheres pressionam tanto que eles se sentem sufocados  e fogem rapidinho.
Como diz um sábio amigo meu: “te dou 100% de mim mas quero os 100% de volta”.
Deixemos os  medrosos narcisistas se divertindo e olhemos para os que arriscam, se compromotem, estão abertos para aprofundar uma relação, abertos para o amor.