Muitos me perguntam o porquê de as casas serem brancas nas ilhas gregas.
Diante de várias explicações, falarei sobre algumas que me pareceram bem convincentes e realistas.
Em 1938, Metaxas, então primeiro ministro da Grécia, ordenou que todas as casas das ilhas fossem pintadas com cal como proteção contra a cólera, que assolava o país na época. O calcário era considerado um poderoso desinfetante, já que o cloro ainda não fora difundido.
Em 1955, a rainha Frederica, apresentava ao Karamalis como propaganda das ilhas gregas, uma fotografia da ilha de Myconos com casinhas muito bem conservadas onde habitavam burgueses estrangeiros e cosmopolitas. A imagem do branco , a cor da pureza combinado com o azul do céu e do mar, tornou-se marco da época.
Mais tarde os moradores locais mantiveram suas casas sempre branquinhas usando cal para protegê-las dos raios de sol durante os meses de verão intenso, mantendo uma temperatura amena no seu interior. O cal também era usado para matar os micróbios.
Razões psicológicas também influenciaram e influenciam nessa questão: a luz, a claridade trazem otimismo, paz, serenidade, pureza.
A decoração externa dessas casinhas são as
flores, sempre
presentes.
Fonte: Infokids.gr
boa história!
ResponderExcluirMuito interessante. Imaginava que a cor branca fosse utilizada para difusão térmica apenas. O cal e sua função contra micróbios é bem notável.
ResponderExcluirMuito lindo o lugar e a história sobre o uso do cal. Grandes histórias assim é que devemos preservar . Bjssss e não parem por aqui.
ResponderExcluirAcho muito lindo.....
ResponderExcluirBranco de paz com o azul do céu e, do mediterrâneo ,viva a Grécia 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿❗❗❗
ResponderExcluirGOSTEI! Aprender e viver é melhor que viver e aprender, dói menos.♡♡♡
ResponderExcluirMuito lindas as casinhas brancas e a História sobre elas.
ResponderExcluir