quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

ANOGIA, Rethymno



Anogia é considerada uma das vilas montanhosas mais atraentes e pitorescas de Creta.


Ela fica à uma altitude de 750 metros no Monte Psiloritis, a montanha mais alta de Creta, à cerca de 50 km à leste da cidade de Rethymno.
Devido à sua localização isolada , a vila mantém seu caráter distinto, costumes locais, trajes tradicionais e dialeto local , que é salpicado com palavras antigas que não foram alteradas ao longo do tempo.
Muitos cafés e tavernas tradicionais podem ser encontrados nas ruas estreitas de Anogia, bem como algumas opções de acomodação. 
Desta vila encantadora, pode-se partir em algumas excursões agradáveis para o Palácio Minóico de Zominthos, que costumava ser o centro montanhoso mais significativo da Creta Minóica, a caverna Ideon, onde Zeus cresceu de acordo com o mito, ou o Observatório Skinakas. Você também pode visitar a espetacular Caverna Sfendoni, com suas estalactites e estalagmites lindamente iluminadas, bem como as chamadas milata, refúgios de pastores de pedra no Monte Psiloritis, que também funcionan como unidades de fabricação de queijo.

                                          PALÁCIO MINÓICO ZOMINTHOS
Durante a ocupação otomana, a vila foi incendiada pelos turcos em represália às atividades revolucionárias dos habitantes, enquanto, em 1994, as forças alemãs destruíram todos os edifícios, exceto a igreja, e mataram todos os homens que encontraram como vingança pelo sequestro do general alemão Von Kreipe pelos combatentes da resistência local.
Vale à pena visitar a igreja de São João do séc. XII, com seus afrescos e ícones desgastados, mas lindos!
A Vila de Anogia é um dos principais centros de tecelagem e criação de gado de Creta, e os artigos , tecidos e bordados produzidos lá, têm motivos exclusivos da vila. É interessante visitar uma das muitas oficinas abertas ao público e observar os artigos sendo tecidos em grandes teares.



Sendo o local de nascimento do famoso cantor cretense Nikos Xilouris, frequentemente chamado de "Arcanjo de Creta", Anogia tem uma grande tradição musical, e muitos excelentes cantores e tocadores de lira (instrumento grego) vêm desta vila. Alguns ainda vivem na vila e podem ser ouvidos tocando durante o festival cultural de Anogia em meados de Agosto.















Fonte:greeka.com/creta

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

SYMI, uma das ilhas mais pitorescas da Grécia


A poucos passos da costa da Turquia, Symi mantém um caráter distintamente grego em meio a um desfile de cores. Está localizada na região do Dodecaneso e o ferry demora por volta de uma hora saindo da ilha de Rodes ou Kos, principais portos de acesso.

Ela é pequena e dá para conhecer em apenas um dia num bate-volta da cidade de Rodes, por exemplo.

Com certeza vale á pena passar mais tempo para conhecer as praias e tudo que a ilha oferece.

A ilha foi economicamente famosa por causa de suas esponjas. No entanto, hoje, sua principal economia é o turismo.

Seu cartão postal é o porto, que é rodeado de casas coloridas. essas casas são, em sua maioria, hotéis, restaurantes, cafés e bares. Existe boa infraestrutura turística. 


Symi é montanhosa, 500 degraus separam a parte de baixo (Gialos) da parte de cima (Ano Symi). As partes mais altas são menos turísticas, com casas residenciais e igrejas.
Outra atração que não pode faltar é a Torre do Relógio construída em 1881. De todos os cantos da ilha, pode ser avistada.
As melhores praias são acessíveis somente de barco. Os barcos funcionam no sistema hop-on, hop-off para as principais praias da ilha como 1-Agia Marina, 2-Agios Nikolaos,3- Agios Georgios Dysalonas e 4-Nanou.

1

2
3

4


O Monastério de Panormitis é imperdível


Esse Mosteiro é dedicado ao arcanjo Miguel, foi construído no séc.XVII, em estilo ortodoxo. é um lugar maravilhoso independente de sua fé. Melhor visitar a capela mais tarde quando fica menos cheia de visitantes.

Capela do Monastério 



Em seu interior é ornamentada com relíquias de prata deixadas por pessoas que conseguiram alguma graça por meio do monastério.
O seu teto também é coberto de afrescos, tudo riquíssimo em detalhes como toda capela ortodoxa.

As cores de Gialos
Vale á pena caminhar pela ilha e ir desvendando mansões multicoloridas, passear pelos becos e subir os muito degraus para se encantar com a palheta de cores que a ilha oferece.


Há também o Museu naval de Symi, em Gialos.Alojado em meio a um impressionante edifício neoclássico, possui uma rica coleção de ítens incluindo equipamentos e aparelhos de mergulho, esponjas e fotografias antigas.

Degraus de Kali Strata

Há sempre algo lindo a descobrir nessa multicolorida ilha encantadora

Fonte: viagenseviagenseviagens.com
greece-is.com