Essa aldeia, Sidirokastro, em Messinia, Grécia, é uma galeria de esculturas ou um museu aberto, algo que os visitantes não encontrarão em nenhum lugar do mundo.
Doze grandes escuturas , da autoria do escultor grego de renome internacional, Kostas Georgakas, adornam as pitorescas ruelas de Siderokastro, no município de Trifylia, não sem razaão, dando à capital histórica de Messinia, o apelido de "Vila das Estátuas"!
À entrada da aldeia, os visitantes são recebidos pela estátua
de Artemis, a deusa da caça, enquanto a praça central é dominada
pela imponente estátua de bronze do "Agricultor", com 2,20 metros de altura, segurando um feixe de orelhas de milho . Trata-se de um verdadeiro hino ao agricultor grego que trabalhou por gerações e gerações.
Na escadaria de 88 degraus que conduz à histórica Igreja Santa de Agios Nikolaos, construída em pedra, encontra-se a maior parte das estátuas do artista de renome internacional. Destaca-se o Herói Tombado: um dos maiores da Grécia. Representa o soldado grego da epopéia dos anos 40, quando recebe a bala inimiga no coração. Seus joelhos dobram , seu último olhar se volta ao céu.
Os visitantes, além das estátuas, podem admirar a paisagem pitoresca , as casas de pedra e também a histórica Igreja de Agios Nikolaos, construída em 1912. Os visitantes encontrarão muita informação sobre a história da vila, objetos da época, documentos da Revolução, no Museu do general Panagiotis Georgakopoulou, onde existe uma sala de leitura, bem como um Museu do Folclore da aldeia e também o Museu da igreja, onde se guarda o santo Graal que os heróis de 21 partilharam antes de partirem para a batalha.
Fonte: notospress.gr