quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Ilha de Milos


                                                   
                                                                 KLEFTIKO


Milos foi eleita a melhor ilha da Europa em 2019, segundo leitores da Revista de viagens américa “Travel and Leisure”.
Três outras ilhas gregas estão na categoria top 15, sendo Creta na segunda, Paros na quarta e Santorini na quinta colocação.

Ponto de ônibus na Ilha de Milos



Sarakiniko

Em Milos foi descoberta a famosa estátua de Afrodite(Vênus de Milos)

Vênus de Milo é uma estátua da Grécia Antiga, cujo autor é desconhecido. Foi descoberta em 1820, na ilha de Milo. Desde então, foi levada para a França e exposta no Museu do Louvre, onde se encontra até hoje.

A escultura está envolvida em mistério, não se sabendo a sua autoria e existindo mais do que uma versão acerca da sua descoberta, partindo de fontes pouco seguras.
Embora a verdade nunca tenha sido apurada, a imagem da "deusa sem braços" se tornou numa das mais divulgadas, reproduzidas e reconhecidas obras da História da Arte.
Tornada uma “celebridade instantânea” pelo governo francês desde que foi descoberta, a Vênus de Milo continua despertando a atenção e a curiosidade do público que visita o Louvre.(culturagenial.com)


Ano passado pude conferir as belezas dessa ilha em companhia de amigas brasileiras. Assinamos embaixo: uma das ilhas mais lindas, um mar azul e cristalino, crateras vulcânicas, ótimas tavernas.

Fonte:dinfo.gr

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

PELOPONESO 4- MYSTRAS (Mistra)





                                A cidade de Mystras em ruínas

Trata-se de um dos lugares mais impressionantes da Grécia, historicamente falando: As ruínas bizantinas de MISTRA. Poderosa fortaleza construída em 1249 por cruzados e empoleirada impressionantemente em uma rocha, até hoje.
Entre os séculos XIII e XV, dezenas de milhares de pessoas viviam nesse local, coração da Laconia. Depois disso houve várias mudanças de governantes.  Em 1825, Mystras foi quase destruída na Guerra de Independência Grega.
Do castelo, restam apenas umas ruínas mas a vista do Kastro sobre a planície de Esparta é espetacular.


                                Vista do Kastro para a Cidade Alta

Na Primavera, a temperatura fica mais amena e um mar de flores toma conta .
Na parte superior do complexo, há várias igrejas bizantinas e sobrevivem assentamentos antigos. O complexo superior se estende ao palácio Déspota. Isso ainda está muito bem preservado, embora em 2019 tenha sido fechado para visitantes.


                                  Palácio Déspota de Mystras

Mystras é bem grande e precisa de algumas horas para ser visitado. Os componentes são explicados em painéis de informações em inglês.

Horário de funcionamento: das 8:00-20:00
Entrada: 12 euros/ concessões 6 euros.

Fonte: greece-moments.com